HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGravidez: entenda a pregorexia
pregorexia

Gravidez: entenda a pregorexia

Pregorexia. O termo é novo, pouco conhecido e ainda não faz parte do vocabulário médico, tampouco das grávidas. Mas é um assunto sério e que merece ser discutido. Pregorexia é o nome que se dá ao transtorno que faz a mulher ficar obcecada pela boa forma durante a gestação. Ele vem da junção de pregnant (“grávida”, em inglês) com anorexia.

Apesar da anorexia ser amplamente estudada, pouco se sabe sobre o problema durante a gravidez. Até porque se acredita que a mulher tende a ter uma melhora no quadro – quando é anoréxica – durante a gravidez. Mas apesar do transtorno atingir poucas mulheres, ele merece atenção, principalmente no cenário atual. “Vivemos uma onda fitness nas redes sociais, com grande exposição do corpo. Isso deixa algumas mulheres sem critério, achando que vão manter o abdômen trincado mesmo durante a gravidez. Esse culto exacerbado do corpo acontece principalmente entre as mais jovens”, alerta Paola Fasano, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

pregorexia

 

Pregorexia: obsessão pela magreza durante a gravidez

A gestante que desenvolve a pregorexia costuma adotar dietas com grande restrição de calorias e faz muitos exercícios físicos durante a gravidez, com medo de engordar. “A mulher que se alimenta mal pode ficar desnutrida e apresentar anemia, prejudicando o crescimento do bebê. A atividade física moderada é bem-vinda para manter o tônus muscular e ajuda a preparar o corpo para o parto normal. Mas é preciso cuidado para não passar dos limites e sobrecarregar a lombar. As articulações das gestantes são mais frouxas e o exercício intenso pode levar a lesões”, explica a médica.

Mulheres com predisposição a transtornos alimentares (que já apresentaram bulimia ou anorexia em algum momento da vida) ou aquelas que têm a percepção corporal distorcida (se acham gordas mesmo estando com peso adequado) são as que têm maior predisposição a desenvolver a pregorexia. “Esse transtorno durante a gravidez é muito raro. Sequer temos dados estatísticos, porque ainda não é classificado pela medicina como doença”, esclarece Eduardo Aratangy, médico supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP).

Sinais da pregorexia

Segundo o psiquiatra, quando a mulher está sofrendo com a pregorexia, quem acaba notando é a família ou quem convive com a gestante. Os sinais costumam ser: obsessão pela forma física, fobia de gordura e medo de engordar, exagero na prática de exercícios físicos e dieta com grandes restrições de calorias. Se apresentar este tipo de comportamento, a gestante deve ser acompanhada por um nutricionista, terapeuta e médico psiquiatra com experiência em questões gestacionais.

pregorexia

O exagero na prática de exercícios físicos durante a gravidez pode ser um sinal de pregorexia

 

Engordar faz parte da gestação

Engordar na gravidez é um processo normal. A recomendação dos médicos para o ganho de peso ser equilibrado é manter um cardápio balanceado, se alimentando a cada três horas, em pequenas porções. O consumo de gordura e açúcar deve ser moderado. Nenhuma dieta extremamente rigorosa deve ser feita, a não ser em casos raros e com acompanhamento médico.

“Algumas mães acham que precisam engordar somente os três quilos que o bebê costuma pesar. Mas isso está completamente errado. Na gestação, o volume sanguíneo aumenta e isso tem um peso. A placenta pesa, o útero fica maior. Há ainda a bolsa, o líquido amniótico, o aumento das mamas e da porcentagem de gordura no corpo”, afirma Paola Fasano.

A recomendação do quanto engordar varia de acordo com o índice de massa corporal (IMC) de cada mulher antes da gestação. As que têm IMC adequado podem ganhar de 11 a 16 kg. Mesmo as que estão com sobrepeso ou obesidade antes da concepção podem engordar de 5 a 9 kg.

Fonte: Revista Crescer

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo

Série para grávidas: assista Call the Midwife na Netflix

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.