HomeGravidezMulheres têm maior chance de gravidez múltipla após os 40
gravidez múltipla

Mulheres têm maior chance de gravidez múltipla após os 40

Aos 45 anos, a cantora Ivete Sangalo surpreendeu ao confirmar sua segunda gravidez, de gêmeas, fruto de uma inseminação artificial. A notícia levantou uma questão frequente nos consultórios de fertilidade: as mulheres têm maior chance de gravidez múltipla após os 40 anos?

Segundo Selmo Geber,  especialista em reprodução humana, as chances de uma gravidez de gêmeos ou mais bebês realmente aumenta após os 40 anos, mesmo que não haja tratamento de medicina reprodutiva. “As mulheres já nascem com todos os folículos/óvulos que irão usar durante e vida. Com o passar dos anos, o número de folículos diminui. Com isso, a hipófise (que é a glândula que estimula o crescimento folicular) aumenta a produção hormonal para estimular o crescimento folicular. Esse aumento pode fazer com que mais folículos cresçam e com isso mais óvulos estarão à disposição dos espermatozoides. Uma vez fecundados, formarão mais embriões que poderão implantar no útero”, explicou.

O especialista explicou que, em ciclos naturais, as mulheres com idade inferior a 40 anos tem aproximadamente 1% de chance de uma gravidez de gêmeos não idênticos. Para uma gestação de trigêmeos, a probabilidade é menor. E para ter gêmeos idênticos, esse índice cai ainda mais.

gravidez múltipla

 

Fatores que influenciam a gravidez múltipla

Segundo Geber, outros fatores influenciam a gravidez múltipla, além da idade. “O histórico familiar é um fator que faz diferença, mas as chances são maiores nas mulheres que estão em tratamento para infertilidade. O índice de gravidez múltipla chega a 5% em casos de fertilização in vitro”, confirmou.

Nos casos de tratamento com indução da ovulação, por exemplo, o aumento da probabilidade de gravidez múltipla é devido à estimulação hormonal para que mais folículos cresçam e, com isso, as chances de gravidez. “Nos casos de tratamento com fertilização in vitro, a chance é maior pois transferimos mais de um embrião para o útero”, explicou o especialista.

gravidez múltipla

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Aos 45 anos, Ivete Sangalo congela óvulos e planeja nova gravidez

Ivete Sangalo está grávida de gêmeas!!

Vitamina B3 pode prevenir aborto e malformação, afirmam estudos

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.