HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGravidez na adolescência: Governo de SP lança campanha
gravidez na adolescência

Gravidez na adolescência: Governo de SP lança campanha

Você sabia que o Brasil é um dos países da América Latina com a maior taxa de gravidez na adolescência? A cada mil jovens com idades entre 15 e 19 anos dão à luz 68,4 bebês, enquanto a média mundial é de 46 a cada 1000. 

Para conter esse aumento, as Secretarias da Justiça e Cidadania, Educação e Saúde do Governo de São Paulo lançou a campanha ‘Gravidez na Adolescência é para a vida toda’, em alusão à Semana Nacional de Prevenção de Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798 de 2019.

gravidez na adolescência

Gravidez na Adolescência é para a vida toda

A campanha traz ações nas redes sociais, que concentram um alto número de adolescentes. Serão eventos sociais e presenciais, além de um concurso de YouTubers para estudantes da rede pública estadual. 

Apesar de o Estado de São Paulo ter reduzido o número de adolescentes grávidas, em 46,59% entre os anos de 1998 e 2016, ainda são quase 80 mil nascimentos de crianças cujas mães possuem idade entre 10 e 19 anos.

“Os números mostram a urgência de se abordar a temática, com o envolvimento e a linguagem dos próprios adolescentes, além da participação da comunidade escolar, por meio das escolas públicas estaduais”, declara a nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça. 

Durante a campanha, adolescentes e jovens encontram informações sobre como se prevenir, como agir se a gravidez acontecer e quais são seus direitos após o nascimento, além de conhecer histórias de vida de pessoas que se tornaram pais e mães na juventude. 

gravidez na adolescência

A iniciativa também se mostra importante para educadores, que podem acessar dados e informações necessários para discutir o tema em sala de aula.

Gravidez na adolescência tem reflexo na evasão escolar

Uma das principais preocupações com a gravidez na adolescência é com a alta no índice de evasão escolar. O que para elas significa abrir mão de sonhos, de planos pessoais e profissionais para o futuro. 

Um estudo da Fundação Abrinq, publicado em 2018 e com base em dados federais de 2016, apontou que esse índice é maior nas regiões Norte e Nordeste quando comparado ao Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Nestes três últimos o índice de jovens que não concluíram o Ensino Fundamental após darem à luz é de 1 para 4, enquanto que no Norte o número abrange 35,9% e no Nordeste, 35,5%. 

gravidez na adolescência

Concurso de youtubers

A Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça registra que entre as ações previstas estão ainda o concurso ‘Youtubers Conscientes e a Gravidez na Adolescência’, destinado a alunos da rede pública estadual, e a veiculação do portal da campanha. Quer saber mais? Acesse – http://justica.sp.gov.br/index.php/gravidez-na-adolescencia

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Ultrassom na gravidez: quando fazer?

Exames de sangue na gravidez

Enjoos da gravidez: dez dicas para amenizar sem remédios

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário