HomeGravidezGravidez semana a semana: acompanhe o desenvolvimento do bebê
gravidez semana a semana

Gravidez semana a semana: acompanhe o desenvolvimento do bebê

Existe um período em que o corpo passa por mais mudanças do que durante a gestação?! São inúmeras transformações físicas e hormonais, né? A mamãe vivencia uma avalanche de emoções! Para te mostrar tudo o que acontece dentro do útero, vamos mostrar um pequeno resumo para você acompanhar a gravidez semana a semana!

gravidez semana a semana

Gravidez semana a semana: 1º trimestre

1ª a 4ª semana – 1º mês 

O embrião ainda é minúsculo, com o tamanho da cabeça de um pequeno alfinete. A placenta está se formando e você pode sentir um pequeno sangramento chamado nidação.

5ª a 8ª semana – 2º mês

Seu bebê ainda é pequenininho, mas o seu desenvolvimento está a todo vapor. Cérebro, coração, coluna, músculos, ossos, olhos, boca e membros já estão se formando. Nesta fase, o cordão umbilical também se forma para mantê-lo nutrido.

gravidez semana a semana

Enquanto isso, a mamãe pode começar a sentir os principais sintomas do 1º trimestre, como náuseas, sono, dor nos seios e escurecimento dos mamilos. E prepare-se para a emoção de ouvir os batimentos cardíacos na ultrassom!

9ª a 12ª semana- 3º mês

Com o tamanho aproximado de um amendoim, seu bebê segue crescendo. A cabeça já parece mais ereta e o feto já tem um pescoço desenvolvido. Braços e pernas se mostram mais longos e já podem se dobrar.

A partir daqui, as chances de aborto espontâneo caem consideravelmente. Os sintomas do primeiro trimestre podem persistir ainda, incluindo o aumento de volume nos seios, mais sede e o aparecimento de cólicas abdominais discretas. Também é normal se sentir mais emocional e ter vontade de chorar, mesmo sem motivo.

gravidez semana a semana

2º TRIMESTRE

13ª a 16ª semana – 4º mês

 Com o início do segundo trimestre, o desenvolvimento começa a acelerar. Olhos e orelhas começam a tomar a posição adequada e os ossos ficam mais rígidos. Cabelo, cílios e sobrancelhas também começam a surgir.

Nessa fase, o bebê consegue responder a estímulos externos, sabia? Então, capriche nos carinhos e nas conversas! 

Outra boa notícia é que os incômodos do 1º trimestre tendem a desaparecer, mas outros sintomas como  queimação no estômago e dores nas costas podem surgir.

gravidez semana a semana

17ª a 20ª semana – 5º mês

Nesta fase, o ganho de peso do bebê será mais rápido. Seu corpinho já tem gordura, o que ajuda na produção de calor. Com os sistemas circulatório e urinário já funcionando, os pulmões começam a exalar líquido amniótico.

Seu paladar também está mais desenvolvido e ele já consegue ouvir e identificar sons, sendo capaz até de fazer expressões faciais. É, normalmente, neste mês que as gestantes conseguem sentir o bebê se mexendo.

Enquanto isso, sua barriga cresce ainda mais! O momento mais esperado por quem não vê a hora de desfilar um barrigão de grávida!

gravidez semana a semana

21ª a 25ª semana – 6º mês

Chegando à segunda metade da gestação, o bebê continua acumulando gordura mas a taxa de crescimento diminui. Os órgãos ainda estão amadurecendo e o vérnix começa a ser produzido.

Os movimentos do bebê ficam mais intensos e será mais fácil identificar quando o pequeno está ativo. Neste período, o obstetra poderá solicitar testes de diabetes gestacional.

gravidez semana a semana

3º TRIMESTRE

26ª a 30ª semana – 7º mês

O terceiro trimestre chega com muitas novidades no desenvolvimento do bebê. Seus batimentos cardíacos ficam mais intensos e ele passa a mudar várias vezes de posição no útero. A audição está completamente desenvolvida e o pequeno já consegue sonhar enquanto dorme.

Já a mamãe experimenta maior sobrecarga física e dificuldade para respirar com o aumento da barriga.

31ª a 34ª semana – 8° mês

Cada vez mais próximo do parto, o bebê já irá ganhar mais da metade do peso que terá ao nascer. O pequeno já distingue bem os sons, inclusive músicas e vozes de familiares. Ele também já consegue abrir os olhos e passa a preencher praticamente todo o espaço do útero.

As visitas ao obstetra são mais frequentes e a mamãe passa a sofrer mais com cãibras e dores nas costas.

gravidez semana a semana

35ª a 40ª semana – 9º mês

 Chegou a hora do bebê “encaixar” e se mover para a parte mais baixa do seu abdômen, se preparando para o nascimento. Esse movimento pode acontecer até os últimos dias antes do parto.

Os pulmões já terão finalizado o seu desenvolvimento, enquanto braços, pernas e músculos estão mais fortes. Na reta final, seu peso é de aproximadamente 3 kg, podendo variar de acordo com a idade gestacional.

gravidez semana a semana

Mais ansiosa do que nunca, a mamãe pode se sentir bastante desconfortável com o peso da barriga. Mas, fique tranquila! Falta pouco e logo será possível conhecer o rostinho do seu bebê.

Curtiu acompanhar o desenvolvimento da gravidez semana a semana? Compartilha esse vídeo da Grão de Gente com as gravidinhas que você conhece. Adoramos o conteúdo!

Leia mais:

Curiosidades da grávida de cada signo

Dieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

Dor na Virilha na Gravidez: O que pode ser?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário