Gravidez semana a semana: acompanhe o desenvolvimento do bebê
Existe um período em que o corpo passa por mais mudanças do que durante a gestação?! São inúmeras transformações físicas e hormonais, né? A mamãe vivencia uma avalanche de emoções! Para te mostrar tudo o que acontece dentro do útero, vamos mostrar um pequeno resumo para você acompanhar a gravidez semana a semana!
Gravidez semana a semana: 1º trimestre
1ª a 4ª semana – 1º mês
O embrião ainda é minúsculo, com o tamanho da cabeça de um pequeno alfinete. A placenta está se formando e você pode sentir um pequeno sangramento chamado nidação.
5ª a 8ª semana – 2º mês
Seu bebê ainda é pequenininho, mas o seu desenvolvimento está a todo vapor. Cérebro, coração, coluna, músculos, ossos, olhos, boca e membros já estão se formando. Nesta fase, o cordão umbilical também se forma para mantê-lo nutrido.
Enquanto isso, a mamãe pode começar a sentir os principais sintomas do 1º trimestre, como náuseas, sono, dor nos seios e escurecimento dos mamilos. E prepare-se para a emoção de ouvir os batimentos cardíacos na ultrassom!
9ª a 12ª semana- 3º mês
Com o tamanho aproximado de um amendoim, seu bebê segue crescendo. A cabeça já parece mais ereta e o feto já tem um pescoço desenvolvido. Braços e pernas se mostram mais longos e já podem se dobrar.
A partir daqui, as chances de aborto espontâneo caem consideravelmente. Os sintomas do primeiro trimestre podem persistir ainda, incluindo o aumento de volume nos seios, mais sede e o aparecimento de cólicas abdominais discretas. Também é normal se sentir mais emocional e ter vontade de chorar, mesmo sem motivo.
2º TRIMESTRE
13ª a 16ª semana – 4º mês
Com o início do segundo trimestre, o desenvolvimento começa a acelerar. Olhos e orelhas começam a tomar a posição adequada e os ossos ficam mais rígidos. Cabelo, cílios e sobrancelhas também começam a surgir.
Nessa fase, o bebê consegue responder a estímulos externos, sabia? Então, capriche nos carinhos e nas conversas!
Outra boa notícia é que os incômodos do 1º trimestre tendem a desaparecer, mas outros sintomas como queimação no estômago e dores nas costas podem surgir.
17ª a 20ª semana – 5º mês
Nesta fase, o ganho de peso do bebê será mais rápido. Seu corpinho já tem gordura, o que ajuda na produção de calor. Com os sistemas circulatório e urinário já funcionando, os pulmões começam a exalar líquido amniótico.
Seu paladar também está mais desenvolvido e ele já consegue ouvir e identificar sons, sendo capaz até de fazer expressões faciais. É, normalmente, neste mês que as gestantes conseguem sentir o bebê se mexendo.
Enquanto isso, sua barriga cresce ainda mais! O momento mais esperado por quem não vê a hora de desfilar um barrigão de grávida!
21ª a 25ª semana – 6º mês
Chegando à segunda metade da gestação, o bebê continua acumulando gordura mas a taxa de crescimento diminui. Os órgãos ainda estão amadurecendo e o vérnix começa a ser produzido.
Os movimentos do bebê ficam mais intensos e será mais fácil identificar quando o pequeno está ativo. Neste período, o obstetra poderá solicitar testes de diabetes gestacional.
3º TRIMESTRE
26ª a 30ª semana – 7º mês
O terceiro trimestre chega com muitas novidades no desenvolvimento do bebê. Seus batimentos cardíacos ficam mais intensos e ele passa a mudar várias vezes de posição no útero. A audição está completamente desenvolvida e o pequeno já consegue sonhar enquanto dorme.
Já a mamãe experimenta maior sobrecarga física e dificuldade para respirar com o aumento da barriga.
31ª a 34ª semana – 8° mês
Cada vez mais próximo do parto, o bebê já irá ganhar mais da metade do peso que terá ao nascer. O pequeno já distingue bem os sons, inclusive músicas e vozes de familiares. Ele também já consegue abrir os olhos e passa a preencher praticamente todo o espaço do útero.
As visitas ao obstetra são mais frequentes e a mamãe passa a sofrer mais com cãibras e dores nas costas.
35ª a 40ª semana – 9º mês
Chegou a hora do bebê “encaixar” e se mover para a parte mais baixa do seu abdômen, se preparando para o nascimento. Esse movimento pode acontecer até os últimos dias antes do parto.
Os pulmões já terão finalizado o seu desenvolvimento, enquanto braços, pernas e músculos estão mais fortes. Na reta final, seu peso é de aproximadamente 3 kg, podendo variar de acordo com a idade gestacional.
Mais ansiosa do que nunca, a mamãe pode se sentir bastante desconfortável com o peso da barriga. Mas, fique tranquila! Falta pouco e logo será possível conhecer o rostinho do seu bebê.
Curtiu acompanhar o desenvolvimento da gravidez semana a semana? Compartilha esse vídeo da Grão de Gente com as gravidinhas que você conhece. Adoramos o conteúdo!
Leia mais:
Curiosidades da grávida de cada signo