HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGripe na gravidez prejudica o bebê?
gripe na gravidez

Gripe na gravidez prejudica o bebê?

É natural que a mulher apresente episódios de gripe na gravidez. Isso acontece por causa da vulnerabilidade do sistema imunológico, maior nesse período. Apesar de ser comum, muitas mamães ficam preocupadas com a possibilidade da doença prejudicar o bebê.

Apesar do intenso desconforto que a gripe na gravidez pode causar – dores musculares e de cabeça, febre, coriza – o bebê está protegido no útero e não é afetado. A doença só prejudicará o bebê se a gestante tomar medicamentos sem prescrição médica. Diversos remédios podem causar danos e afetar o desenvolvimento saudável do bebê.

Somente o seu médico saberá indicar o tratamento adequado para a gripe e, na maioria das vezes, os remédios não são necessários.

gripe na gravidez

 

Cuidado com a febre

Além de não tomar medicamentos contra gripe sem prescrição médica – que não perigosos para o bebê, a gestante deve ter atenção com a febre. Ela é perigosa em gestantes, principalmente no início da gravidez.

É importante tentar baixar a febre, principalmente se ela passar dos 38,8 graus. Confira dicas para baixar a temperatura de forma natural e segura para o bebê:

  • Tome banhos com água morna a fria
  • Descanse (bastante) em local ventilado
  • Mantenha uma dieta leve, priorizando alimentos nutritivos
  • Use roupas leves, claras e ventiladas
  • Mantenha-se hidratada
  • Evite tomar bebidas quentes, como chás e sopas
  • Beba suco de laranja (rico em vitamina C, ajuda a combater a infecção)

gripe na gravidez

 

Tratamento da gripe na gravidez

Se o mal estar da gripe estiver atrapalhando a sua rotina, agende uma consulta com o seu obstetra. É importante seguir as recomendações listadas acima e não deixar de comer, mesmo sem apetite.

O descanso é fundamental para a recuperação da gripe. O seu médico deverá fornecer um atestado para que você volte ao trabalho após se sentir recuperada.

No caso de complicações – como sinusite ou pneumonia – o médico pode sentir necessidade de prescrever antibióticos.

Há opções seguras para o bebê, mas se você for atendida por outro médico que não seja seu obstetra, lembre-se de informar a gravidez.

15 mitos e verdades da gravidez

Como prevenir a gripe na gravidez

A prevenção é o passo mais importante na gravidez. As grávidas são incluídas nos grupos prioritários das campanhas anuais do Governo Federal para serem imunizadas contra o vírus Influenza, a famosa “vacina da gripe”.

A dose é gratuita e pode ser tomada em qualquer momento da gravidez. Você pode sentir uma reação leve após tomar a vacina, como dor de cabeça, no corpo ou no local da picada, mas não é motivo para preocupação.

São raros os casos em que a vacina provoca uma reação mais forte, parecida mesmo com uma gripe. A campanha geralmente acontece no início do Outono, época mais propícia para o desenvolvimento do vírus.

gripe na gravidez

 

A alimentação também será sua aliada contra a gripe na gravidez. Uma dieta rica em legumes, verduras e frutas, principalmente aquelas que são fontes de vitamina C, como laranja, tangerina e abacaxi, ajudam a aumentar a sua imunidade. Confira mais dicas:

  • Beba bastante líquido – principalmente água, de 2 a 3 litros por dia
  • Pratique atividade física regularmente, com acompanhamento médico
  • Durma bem durante a noite
  • Evite o estresse
  • Lave sempre as mãos
  • Evite locais fechados e grandes aglomerações
  • Evite o contato com pessoas gripadas

gripe na gravidez

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Conheça os exames de pré-natal

Ensaio gestante na praia: ideias para te inspirar

Descolamento de placenta: entenda o problema

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.