Gripe na gravidez prejudica o bebê?
É natural que a mulher apresente episódios de gripe na gravidez. Isso acontece por causa da vulnerabilidade do sistema imunológico, maior nesse período. Apesar de ser comum, muitas mamães ficam preocupadas com a possibilidade da doença prejudicar o bebê.
Apesar do intenso desconforto que a gripe na gravidez pode causar – dores musculares e de cabeça, febre, coriza – o bebê está protegido no útero e não é afetado. A doença só prejudicará o bebê se a gestante tomar medicamentos sem prescrição médica. Diversos remédios podem causar danos e afetar o desenvolvimento saudável do bebê.
Somente o seu médico saberá indicar o tratamento adequado para a gripe e, na maioria das vezes, os remédios não são necessários.
Cuidado com a febre
Além de não tomar medicamentos contra gripe sem prescrição médica – que não perigosos para o bebê, a gestante deve ter atenção com a febre. Ela é perigosa em gestantes, principalmente no início da gravidez.
É importante tentar baixar a febre, principalmente se ela passar dos 38,8 graus. Confira dicas para baixar a temperatura de forma natural e segura para o bebê:
- Tome banhos com água morna a fria
- Descanse (bastante) em local ventilado
- Mantenha uma dieta leve, priorizando alimentos nutritivos
- Use roupas leves, claras e ventiladas
- Mantenha-se hidratada
- Evite tomar bebidas quentes, como chás e sopas
- Beba suco de laranja (rico em vitamina C, ajuda a combater a infecção)
Tratamento da gripe na gravidez
Se o mal estar da gripe estiver atrapalhando a sua rotina, agende uma consulta com o seu obstetra. É importante seguir as recomendações listadas acima e não deixar de comer, mesmo sem apetite.
O descanso é fundamental para a recuperação da gripe. O seu médico deverá fornecer um atestado para que você volte ao trabalho após se sentir recuperada.
No caso de complicações – como sinusite ou pneumonia – o médico pode sentir necessidade de prescrever antibióticos.
Há opções seguras para o bebê, mas se você for atendida por outro médico que não seja seu obstetra, lembre-se de informar a gravidez.
15 mitos e verdades da gravidez
Como prevenir a gripe na gravidez
A prevenção é o passo mais importante na gravidez. As grávidas são incluídas nos grupos prioritários das campanhas anuais do Governo Federal para serem imunizadas contra o vírus Influenza, a famosa “vacina da gripe”.
A dose é gratuita e pode ser tomada em qualquer momento da gravidez. Você pode sentir uma reação leve após tomar a vacina, como dor de cabeça, no corpo ou no local da picada, mas não é motivo para preocupação.
São raros os casos em que a vacina provoca uma reação mais forte, parecida mesmo com uma gripe. A campanha geralmente acontece no início do Outono, época mais propícia para o desenvolvimento do vírus.
A alimentação também será sua aliada contra a gripe na gravidez. Uma dieta rica em legumes, verduras e frutas, principalmente aquelas que são fontes de vitamina C, como laranja, tangerina e abacaxi, ajudam a aumentar a sua imunidade. Confira mais dicas:
- Beba bastante líquido – principalmente água, de 2 a 3 litros por dia
- Pratique atividade física regularmente, com acompanhamento médico
- Durma bem durante a noite
- Evite o estresse
- Lave sempre as mãos
- Evite locais fechados e grandes aglomerações
- Evite o contato com pessoas gripadas
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Pilates na gravidez: conheça os benefícios
Conheça os exames de pré-natal
Ensaio gestante na praia: ideias para te inspirar
Descolamento de placenta: entenda o problema