5 hábitos da grávida que prejudicam o crescimento do bebê
Junto com o resultado positivo do teste de gravidez vêm as intensas mudanças físicas, emocionais e comportamentais, que reforçam a necessidade de hábitos saudáveis. Isso é fundamental pois até situações que parecem inofensivas, como ingerir um analgésico, podem comprometem o crescimento do bebê na barriga.
Mas quais são os hábitos que comprometem o crescimento do bebê na gravidez?
Selecionamos cinco dos principais hábitos que as gestantes têm em sua rotina que podem prejudicar o desenvolvimento do feto e comprometer seu crescimento saudável.
1 – Ingerir poucas vitaminas e minerais
Um dos principais hábitos que afetam o crescimento do bebê é a baixa ingestão de vitaminas e minerais, fundamentais para a saúde de mãe e bebê na gravidez.
Falamos sobre a importância das vitaminas em matéria aqui no blog. Clique e confira!
2 – Ingerir analgésicos em excesso e sem orientação médica
O uso de medicamentos na gravidez também pode comprometer o crescimento do bebê. As substâncias podem atingir a placenta e serem potencialmente perigosas para o desenvolvimento fetal.
Por isso é fundamental seguir as recomendações médicas e buscar alternativas naturais (e seguras) para lidar incômodos durante esse período.
3 – Não cuidar da saúde bucal
Muita gente nem imagina, mas a saúde bucal tem grande influência no bem estar do bebê. Infecções dentárias causadas por bactérias – como até as “inofensivas” cáries – podem causar até parto prematuro. Falamos mais sobre isso aqui!
4 – Fumar
Nem precisa dizer que fumar na gravidez é um hábito absolutamente condenável, não é mesmo? O fumo é um dos principais responsáveis pelo baixo peso do feto, causando ainda complicações e infecções respiratórias.
5 – Passar por situações de estresse
Um dos grandes inimigos de uma gestação saudável é o estresse. A condição baixa a imunidade da gestante e a deixa suscetível a uma série de infecções, além de prejudicar a qualidade de sono e favorecer uma alimentação menos saudável.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Depilação na gravidez: tire as principais dúvidas
Fisioterapia pélvica traz benefícios na gravidez e pós-parto