HomeGravidezHemorroida na gravidez: como lidar com esse incômodo?!
Hemorroida na gravidez

Hemorroida na gravidez: como lidar com esse incômodo?!

Além das diversas mudanças corporais e hormonais do período da gestação, as mulheres ainda ficam suscetíveis a uma situação um tanto quanto desconfortável, a hemorroida na gravidez.

Segundo especialistas, cerca de 15% das grávidas são afetadas por esse problema que, na maioria dos casos, causa muita dor e incômodo.

Hemorroida na gravidez

Hemorroida na gravidez é comum? Conheça os sintomas

Durante a gestação, o crescimento do bebê vai comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica. Isso dificulta a circulação do sangue, favorecendo a dilatação dos vasos, o que causa varizes.

Além disso, durante a gravidez, acontece um aumento da produção do hormônio progesterona, que relaxa a musculatura do intestino e contribui para a prisão de ventre. Assim, as fezes ressecam e a gestante tem dificuldade para evacuar, o que pode levar ao surgimento da hemorroida.

O sintoma mais comum é sangramento e dor quando vai evacuar, muita coceira na região do ânus, constipação (intestino preso) e algumas bolinhas na região anal.

Hemorroida na gravidez

 

Quais os cuidados para tratar a hemorroida?

É recomendado evitar atritos na região da hemorroida que podem causar ferimentos. Ou seja, após evacuar, não utilizar papel higiênico e sim uma ducha.

Além disso, a alimentação também merece uma atenção especial. Uma dieta rica em fibras ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminuindo a prisão de ventre e reduzindo o esforço para defecar, que pode causar ainda mais dor e piorar o quadro.

Já para as coceiras, o tratamento deve ser feito com pomadas cicatrizantes. Além disso, banhos de assento também podem ser uma opção para aliviar esse incômodo.

Compressas quentes ou frias pode ajudar a aliviar as dores na região da hemorroida. Também é aconselhável evitar ficar muito tempo sentada.

Apesar de tantos incômodos que podem surgir, é importante que as mães não se apavorem e consigam aproveitar a experiência da gravidez.

Ao sinal de qualquer sintoma, procure seu médico 😉

Hemorroida na gravidez

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Depilação na gravidez: como se preparar para a hora do parto?

Quiropraxia na gravidez?! Conheça os benefícios e cuidados com a técnica manual

Estrela da série Coisa Mais Linda, PathyDejesus apresenta quarto de Rakim

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário