HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarIbuprofeno na gravidez pode prejudicar fertilidade do bebê
ibuprofeno na gravidez

Ibuprofeno na gravidez pode prejudicar fertilidade do bebê

O ibuprofeno é um anti-inflamatório comum, vendido sem prescrição médica em qualquer farmácia e indicado para tratar dores, febre e enxaqueca. Mas as gestantes precisam ter cautela com o medicamento. Um estudo recente ligou o consumo de ibuprofeno na gravidez a um risco maior de problemas na fertilidade do bebê.

ibuprofeno na gravidez

Pesquisa aborda riscos do consumo de ibuprofeno na gravidez

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e publicada no Human Reproduction. Segundo os especialistas, o uso de ibuprofeno na gravidez pode alterar a quantidade de óvulos nas meninas, prejudicando sua fertilidade ainda na barriga da mãe.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores analisaram células de tecido ovariano de fetos com idade gestacional entre 8 e 12 semanas, divididas em culturas que receberam quantidades diferentes do ibuprofeno.

Após sete dias, as amostras que foram banhadas em ibuprofeno – simulando uma quantidade que seria transmitida pela mãe que tomasse o remédio. Os pesquisadores atestaram que as amostras que receberam a medição tinham 50% células ovarianas a menos do que as amostras que não receberam nada de ibuprofeno.

Também foi visto que essas porções apresentavam 75% menos células germinativas, que são as que, mais tarde, se transformarão em óvulos.

Tomei ibuprofeno na gravidez. E agora?

Calma, não há motivo para pânico. Os especialistas fizeram um contraponto na publicação, lembrando que o estudo foi realizado em um experimento in vitro em laboratório. Não há como afirmar com convicção que o mesmo aconteceria durante o desenvolvimento do feto no útero.

Mas, de qualquer maneira, os resultados são um importante alerta para o consumo de medicação durante a gravidez. É fundamental que a gestante busque orientação médica antes de se medicar, priorizando sempre medidas naturais quando possível.

ibuprofeno na gravidez

Fertilidade masculina

Não é só a mulher que é prejudicada com o consumo excessivo de ibuprofeno. Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, Dinamarca, observou que homens que tomaram o medicamento por mais de seis semanas apresentaram alterações nos testículos, prejudicando ativamente a produção de hormônios sexuais fundamentais para a reprodução.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

Paracetamol na gravidez aumenta risco de atraso de linguagem, afirma estudo

Trabalhar na gravidez aumenta risco de pré-eclâmpsia, diz estudo

Depressão pré-natal pode prejudicar bebê, afirma estudo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário