HomeGravidezConheça a importância da vitamina D na gravidez
importância da vitamina D na gravidez

Conheça a importância da vitamina D na gravidez

Durante a gestação, a futura mamãe precisa sempre estar atenta a tudo o que consome. Sua alimentação passa a ser vigiada 24 horas e diversos complementos são tomados diariamente, além das muitas recomendações que precisam ser seguidas à risca. Entre tantas novidades, a vitamina D é importantíssima. A presença dela precisa ser monitorada constantemente por conta de sua influência no desenvolvimento do bebê e na saúde da gestante. E hoje nosso post vai falar tudo sobre a importância da vitamina D na gravidez e dar dicas para garantir o bom nível da mesma.

importância da vitamina D na gravidez

 

Entenda a importância da vitamina D na gravidez

O sistema imunológico da mulher durante a gestação precisa de muita atenção, pois seu organismo está mais sensível e mandando a maioria dos nutrientes para a formação do bebê. E é a vitamina D que vai manter as defesas do corpo da mamãe sempre alertas, sendo capaz, inclusive, de diminuir o risco de diabetes tipo 1, alteração super perigosa para a gestante e para o bebê.

A vitamina D também pode evitar alergias e inflamações, além de promover uma melhor adaptação da placenta no organismo da futura mamãe.

Manter sempre em dia é importante até antes da gravidez por induzir a uma melhor ovulação.

Para o bebê em formação, a importância é ainda maior! A vitamina D é imprescindível para o desenvolvimento do cérebro e dos músculos do pequeno.

importância da vitamina D na gravidez

 

Conheça o que a deficiência da vitamina D pode causar na gravidez

Infelizmente, não damos a devida importância para algo se não conhecemos os malefícios que a falta dela causa. Por isso, dedicamos um espaço apenas para descrever tudo o que a deficiência da vitamina D causa, tanto para a futura mamãe quanto para o bebê que ainda está em formação.

No caso da gestante, o risco de pré-eclâmpsia – um hipertensão muito grave que pode levar ao parto prematuro e a morte da mãe – é aumentado pela falta da vitamina no organismo. Além também de causar outras graves doenças como câncer, diabete, derrame, osteoporose (pois ela é responsável por absorver o cálcio no organismo), doenças auto imunes e até distúrbios psiquiátricos.

Para o pequeno que ainda está se formando dentro da barriga, a falta da vitamina D pode restringir o crescimento, fazer com ele nasça com deficiência da vitamina no organismo e atrapalhar o desenvolvimento do cérebro, causando o autismo. Além também da possibilidade de ocorrência do parto prematuro e do nascimento com baixo peso.

 

Como você pode elevar a vitamina D no seu organismo?

O seu médico responsável pelo pré-natal vai solicitar um exame de sangue para analisar a presença da vitamina D no seu organismo. A partir daí, ele vai avaliar se você precisará de complementação por suplementos ou não.

Se você estiver saudável, a recomendação é super simples! Apenas 20 minutinhos de banho de sol, com braços e pernas descobertos, sem proteção e fora dos horários de pico, serão suficientes para manter a vitamina D em alta. Os melhores horários são sempre antes das 10 horas da manhã e após as 17 horas da tarde.

Uma alimentação saudável também é essencial para gestante e pode ajudar a elevar os níveis da vitamina no organismo. Alimentos como salmão, atum, ovos, carne e leite são ricos em vitamina D e seu consumo regular podem ajudar.

Mas não adianta apenas comer muito salmão, ovo ou beber leite. A absorção da vitamina D pelo organismo é feita mais intensamente pela pele nos banhos de sol diários. Por isso, não deixe de tomar um solzinho todos os dias!

importância da vitamina D na gravidez

 

Agora você entendeu qual a importância da vitamina D na gravidez tanto para você, quanto para seu bebê? E viu como é fácil mantê-la sempre em dia? E com todas essas valiosas informações, ficou fácil se cuidar e ajudar no desenvolvimento do seu pequeno! 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Entenda porque o ômega 3 é fundamental na gestação

A importância das vitaminas do complexo B na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.