HomeGravidezConheça a importância do líquido amniótico
líquido amniótico

Conheça a importância do líquido amniótico

Você sabe o que é o líquido amniótico? Tenho certeza que deve ter ouvido falar dele! Mas será que tem ideia da sua verdadeira importância? Saiba que toda aquela água que envolve o bebê dentro da bolsa, durante toda a sua estadia na barriga da mamãe, é considerada uma das funções vitais do pequeno. Hoje nosso post vai explicar tudo sobre o líquido amniótico e o quanto ele é importante para o desenvolvimento do bebê dentro do útero.

líquido amniótico

A ultrassonografia e o exame de abdômen são os principais exames para acompanhar a quantidade de líquido amniótico na bolsa.

 

Conheça a importância do líquido amniótico

O líquido amniótico é essencial na vida do bebê não apenas por preencher a bolsa e garantir mais espaço para o pequeno, mas também por diversos outros motivos que você não fazia nem ideia! Olha que bacana:

  • em níveis normais, ele ajuda o bebê a exercitar os movimentos e as articulações;
  • auxilia na sua alimentação;
  • é responsável por proteger o cordão umbilical de ser comprimido e impedir o fluxo de nutrientes e oxigênio para o bebê;
  • reduz o impacto no caso de quedas e movimentos bruscos;
  • por ter propriedades antibióticas, ele protege o bebê de infecções;
  • regula a temperatura de dentro do útero;
  • estimula o desenvolvimento digestivo, pois o pequeno engole o líquido constantemente;
  • e também estimula o desenvolvimento respiratório, pois o líquido possui substâncias que estimulam o crescimento e a maturação dos pulmões.

 

Como é feito o líquido amniótico?

Desde início da gestação até o quarto mês, quem produz toda essa água são a placenta e as membranas que envolvem a bolsa. A partir do quinto mês, o bebê passa a ser responsável pela produção do líquido amniótico por meio da urina, rica em uréia e sódio, mudando totalmente a sua composição. O pequeno engole esse líquido, que chega aos intestinos, onde é absorvido, e depois filtrado pelos rins, virando urina novamente. Sim! O bebê não apenas fica mergulhado no seu próprio xixi, como o engole constantemente, mantendo este ciclo até o final da gestação!

 

Qual a quantidade de líquido amniótico dentro da bolsa?

A quantidade de líquido varia muito durante toda a gravidez. Entre a 35ª e a 37ª semana, a bolsa deve conter entre 800 ml e um litro de água, reduzindo gradativamente até o momento do parto.

Apesar do exame do abdômen, feito durante o pré-natal, ser capaz de avaliar a quantidade de líquido, os exames de ultrassonografia são fundamentais para uma análise mais aprofundada. A presença de pouco (oligoidrâmnio) ou muito (poli-hidrâmnio ou hidrâmnio) líquido amniótico pode indicar a existência de problemas com a mãe, o bebê ou até ambos. Um correto diagnóstico é essencial para que se inicie o tratamento ideal e, consequentemente, a resolução do problema.

Os principais causadores da baixa quantidade de líquido amniótico são hipertensão, diabetes, infecções virais e até, em casos mais raros, alguma anomalia fetal que envolva o sistema digestivo ou urinário. Foi constatado que lugares mais quentes também ajudam a causar esse problema, pois a mulher não se hidrata corretamente. O tratamento consiste basicamente em repor o líquido perdido com um consumo reforçado e repouso, por volta de três litros no verão e dois litros no inverno. Há a possibilidade de injetar nutrientes no útero por meio de um cateter, mas essa técnica é utilizada apenas em casos específicos.

Já o excesso de líquido amniótico pode ser causado por anomalias fetais, diabetes, sífilis ou toxoplasmose. Como ele pode causar fadiga do útero e parto prematuro, o tratamento precisa ser feito o quanto antes com diuréticos ou pulsão do líquido por meio da amniocentese. E se nada der certo, é feita a antecipação do parto.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Conheça a importância da vitamina D na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.