HomeGravidezExamesConheça a importância do Ultrassom Morfológico
ultrassom morfológico

Conheça a importância do Ultrassom Morfológico

De todos os exames que a gestante precisa fazer para acompanhar o andamento da gravidez, o ultrassom morfológico é um dos que mais deixam as mamães ansiosas. Não é para menos, afinal ela vai conhecer cada pedacinho do seu bebê. A principal função deste exame é avaliar seu desenvolvimento, medindo os ossinhos e analisando cada parte: vai contar os dedinhos das mãos e dos pés, ver o formato do rosto, medir a coluna e se emocionar ao perceber que está gerando uma pessoa em miniatura!

Cada ultrassonografia é única e especial, além de ser um dos momentos mais aguardados pela família. No caso do exame morfológico, a expectativa aumenta por conta de sua importância e peculiaridades. Para que você esteja preparada para este procedimento, vamos conhecer cada detalhe?

ultrassom morfológico

Um dos exames mais importantes da gestação, o ultrassom morfológico é capaz de detectar problemas de desenvolvimento do bebê.

 

Conheça as funções do ultrassom morfológico

 

  • ultrassom morfológico

    Você vai amar conferir cada pedacinho do bebê que está se formando dentro da sua barriga!!

    Diferente das outras ultrassonografias realizadas durante a gestação, este exame é um pouco mais demorado pela alta demanda de estudo, ele é capaz até de analisar detalhes dos órgão internos do bebê para verificar o andamento do seu desenvolvimento. Ele tem duração média de 30 a 40 minutos.

  • Por ser mais detalhado, a exigência de um profissional capacitado, especialista em medicina fetal com conhecimentos específicos em obstetrícia, se faz necessária.
  • A realização é solicitada pelo seu médico no mínimo duas vezes durante a gestação. A primeira é feita no primeiro trimestre, entre 11 e 14 semanas, e a outra no segundo trimestre, entre a 20ª e a 24ª semana.
  • No primeiro exame a taxa de acerto gira em torno de 70%. Enquanto no segundo as chances aumentam para até 90%.
  • A idade gestacional do bebê é calculada.
  • As medidas da cabeça, tórax, abdômen e fêmur são delicadamente analisadas. Além de verificar também o formato e a estrutura do crânio, para detectar possíveis problemas de formação do cérebro.
  • As medidas da prega nucal (pele da nuca) do bebê e a verificação da existência do osso nasal também são verificadas, este exame recebe o nome de translucência nucal, e é realizado no primeiro trimestre. É justamente por ele que é possível detectar síndromes como Down, Patau e Edwards. No caso de alterações, seu médico irá solicitar outros exames para complementar.
  • As medidas do rosto também são analisadas para detectar fendas labiais.
  • O coração também já pode ser visto e analisado. As quatro câmaras devem ter o mesmo tamanho, as válvulas devem abrir e fechar direitinho a cada batida e o funcionamento das principais veias e artérias também são observadas.
  • Os rins e a bexiga também são estudados, como o bebê faz xixi aproximadamente a cada meia hora, é possível conferir seu funcionamento durante o exame.
  • Determina a localização da placenta.
  • Verifica também o cordão umbilical, o funcionamento das duas artérias e da veia, e se está enrolado no bebê. Neste caso não precisa se preocupar, pois como o pequeno se movimenta muito, isso é comum e não traz riscos.
  • Analisa a quantidade de líquido amniótico.
  • Vá acompanhada! Compartilhe este momento tão especial com alguém que você ama. E vale lembrar que o exame ainda não é 100% confiável, podendo existir algumas falhas, o mais importante é que, em caso de dúvidas, você deve ligar diretamente para seu médico, só ele conhece cada passo da sua gestação e poderá responder suas questões.

Não esqueça de seguir as recomendações médicas direitinho e fazer todos os exames! E agora que você já conhece todos os detalhes do ultrassom morfológico e sabe que ela é essencial para verificar o desenvolvimento do seu bebê, já pode relaxar e aproveitar para ver o pequeno por um pouquinho mais de tempo. 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.