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Inchaço na gravidez: 8 dicas para prevenir

No fim do dia, os sapatos parecem menores e acessórios como pulseiras e anéis incomodam e apertam. Esses são sintomas comuns do inchaço na gravidez, edema que atinge a maioria das grávidas, principalmente nos pés, tornozelos e mãos.

Isso acontece por causa da atuação dos hormônios, retenção de líquidos e o crescimento do útero, que começa a comprimir os vasos, fazendo com que a circulação do sangue aconteça mais devagar e o sangue se acumule.

Não é possível evitar, mas algumas ações simples amenizam o problema.

inchaço na gravidezConfira 8 dicas para prevenir o inchaço na gravidez:

  1. Alimentação

Cuidado com os desejos na gravidez! Nada de abusar dos alimentos com muito sal. Mantenha uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e verduras. Evite alimentos industrializados e processados, que sejam ricos em sódio, gordura e conservantes.

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  1. Hidratação

Beba de 2 a 3 litros de água por dia. Caso não tenha o hábito, leve sempre uma garrafinha na bolsa e intercale com sucos naturais de frutas (sem exageros por causa do alto teor de açúcar). Refrigerante não vale, certo?

  1. Atividades físicas

Elas contribuem para o alívio do inchaço na gravidez, além de aumentar a sensação de bem-estar. Caminhada, natação e hidroginástica são ótimas opções.

  1. Mude de posição

Evite ficar de pé ou sentado por muito tempo. Se você trabalha sentada, faça pequenas caminhadas com frequência para melhorar a circulação.

Na hora de dormir, prefira ficar de lado, de preferência o esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Quando estiver sentada, não cruze as pernas.

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  1. Roupas e calçados

Evite roupas apertadas e com elásticos que comprimem ainda mais os vasos. Os saltos também devem ser evitados, pois pioram o inchaço na gravidez e podem causar dores nas costas. Os melhores são aqueles que a grávida se sente confortável! Rasteirinhas, chinelos e sapatilhas são super bem-vindos! 

  1. Drenagem linfática

Se você tiver condições, uma massagem de drenagem linfática uma vez por semana ajuda a aliviar o inchaço na gravidez. Mas cuidado! A técnica não é recomendada para todas as grávidas. Veja algumas recomendações sobre drenagem linfática na gravidez

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  1. Meias elásticas

Nem todas as gestantes gostam, mas elas trazem bons resultados. Consulte seu médico e siga as orientações dele. 

  1. Pés para o alto

Sabe aquela frase de pernas pro ar? Para o inchaço na gravidez, ela é mais que recomendada! Coloque os pés para cima sempre que possível! Aposte em puffs ou banquinhos para apoiá-los. 

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Quando devo me preocupar?

O inchaço na gravidez é normal e atinge a maioria das gestantes. Mas você deve ficar atenta se ele for muito intenso e surgir de uma hora para outra, principalmente no rosto, mãos e pés. Se isso acontecer, fale com o seu médico imediatamente. Pode ser sinal de pré-eclâmpsia, que coloca a vida do bebê em risco.

Outra coisa importante de reparar é se o inchaço na gravidez é simétrico e atinge de maneira igual os dois pés, as duas pernas e até mesmo as duas mãos. 

Para as gravidinhas de gêmeos, um alerta: como o acúmulo de líquidos é muito maior, o inchaço tende a ser mais evidente e desconfortável.

Siga recomendações básicas: Faça pequenos intervalos com caminhadas para melhorar a circulação e beba muita água. O próprio corpo se encarregará de eliminar o excesso. 

Também há muita informação na internet, mas busque sempre orientação médica responsável, em plataformas online que oferecem cursos para gestantes. A beabagraodegente.com.br  é uma delas.

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