HomeGravidezInduzir o parto: veja quando é necessário
induzir o parto

Induzir o parto: veja quando é necessário

Você chegou às 40 semanas e nem sinal do trabalho de parto. Mais alguns dias passam e a ansiedade só aumenta. É uma situação comum entre as gestantes, que começam a buscar alternativas para induzir o parto. Mas é preciso alguns cuidados e entender quando a intervenção médica é realmente necessária para provocar ou acelerar o trabalho de parto.

Conversamos com a ginecologista e obstetra Dra. Camila de Melo Campos sobre as indicações e como induzir o parto.

Primeiramente, apesar da cultura brasileira colocar as 40 semanas como o prazo máximo da gestação, a gravidez pode chegar às 42 semanas. “Quando passar desse prazo, induzir o parto pode ser uma das alternativas da gestante. Também indicamos a indução quando há diminuição do líquido amniótico, restrição de crescimento intrauterino e quando a mãe apresenta quadros de hipertensão ou diabetes gestacional (insulinodependente)”, exemplificou a Dra. Camila.

O rompimento da bolsa, sem o início do trabalho de parto em até 24 horas, também pode fazer com que o médico opte por induzir o parto, até pela perda do líquido amniótico. O importante é ter a consciência de que não é necessário partir imediatamente para uma cesárea somente porque a bolsa rompeu.

induzir o parto

 

Como o parto é induzido?

Há formas naturais – como o uso de acupuntura e chás – e as intervenções médicas. “O obstetra pode induzir o parto através de um toque vaginal que promove o descolamento de membranas ovulares. Também são utilizados medicamentos, que podem ser de via oral ou soro injetável. A colocação de uma sonda no colo uterino também induz o parto (método conhecido como indução mecânica ou método de Krause)”, detalhou a obstetra.

A administração da forma sintética da ocitocina (hormônio produzido pela mulher naturalmente durante o trabalho de parto) é uma das formas mais conhecidas de induzir o parto. Essa abordagem é utilizada quando o colo do útero já está “maduro” (fino e começando a dilatar) e o soro é aplicado na veia da gestante. Um dos seus possíveis efeitos é um trabalho de parto mais dolorido, com contrações mais fortes e intensas.

▷ Como aumentar a dilatação no trabalho de parto?

 

Qualquer mulher pode ter o parto induzido?

Não! Somente o obstetra poderá avaliar o caso e indicar a melhor abordagem. “A indicação depende da necessidade de cada gestante, seu histórico médico e da situação do colo uterino no momento da indução”, lembrou a Dra. Camila. “A indução deve ser indicada no momento correto, com equipe experiente e respeitando o tempo de cada gestante, pois a indicação antes da hora ou por pouco tempo pode aumentar a chance de cesáreas”.

induzir o parto

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal

– Conheça os tipos de anestesia para o parto

– Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto

– Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.