HomeGravidezAlimentaçãoIntolerância ao glúten na gravidez exige acompanhamento nutricional
intolerância ao glúten na gravidez

Intolerância ao glúten na gravidez exige acompanhamento nutricional

Grávida do primeiro filho, a atriz Ísis Valverde levantou uma importante discussão entre gestantes: a intolerância ao glúten na gravidez. A doença celíaca pode dificultar a absorção de nutrientes, o que exige um rigoroso controle dos alimentos que fazem parte da dieta da gestante.

intolerância ao glúten na gravidez

A Ísis Valverde é celíaca e está grávida do seu primeiro filho. Atriz segue uma dieta rigorosa, totalmente livre do glúten.

O que é a doença celíaca?

Autoimune, a doença celíaca é caracterizada pela intolerância ao glúten, proteína presente em alimentos com cevada, trigo e centeio. Quem sofre com a doença não consegue absorver o nutriente, prejudicando o funcionamento do organismo como um todo, afetando especialmente o intestino.

Entre os principais sintomas, que podem aparecer ainda na primeira infância, estão: diarreia, anemia, gases, perda de peso com barriga estufada, osteoporose, lesões na pele, queda de cabelo, irritabilidade e déficit de crescimento. Há casos que o diagnóstico é feito somente na vida adulta e pode ser descoberta justamente na gravidez, quando as carências nutricionais já são graves.

Influência na fertilidade

A doença celíaca pode causar alterações na fertilidade do casal, com dificuldade para engravidar e abortos espontâneos. Por isso é importante que, antes de tentar uma gestação, a mulher deve informar ao médico que possui a doença para que todos os cuidados sejam tomados.

intolerância ao glúten na gravidez

Intolerância ao glúten na gravidez exige que a gestante retire totalmente a proteína da sua rotina alimentar.

Intolerância ao glúten na gravidez

Mas quais são os efeitos da intolerância ao glúten na gravidez? A alimentação deve ser restrita? A doença celíaca prejudica o desenvolvimento do bebê?

Se a gestante não seguir uma dieta rigorosa, totalmente livre do glúten, a doença celíaca pode sim prejudicar a gravidez. A má absorção da proteína atua diretamente sobre a formação do tecido trofoblástico, que gera a placenta. O risco de aborto e parto prematuro também aumenta.

Acompanhamento nutricional

A intolerância ao glúten na gravidez exige acompanhamento nutricional especializado para que a gestante tenha uma dieta livre de glúten, mas sem negligenciar a oferta de nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê.

intolerância ao glúten na gravidez

Acompanhamento nutricional é fundamental para as gestantes celíacas, que recebem dicas sobre manipulação de alimentos e receitas livres do glúten.

E, lembre-se: não há meio termo! Na gestação, qualquer possibilidade de má absorção de nutrientes coloca em risco a saúde do bebê. Atualmente, restaurantes e supermercados estão cada vez mais preparados para lidar com a doença celíaca, mas é fundamental informar a sua condição (de intolerante ao glúten e gestante), para que todos os cuidados na cozinha sejam tomados.

A rotina alimentar da família também deve ter a atenção redobrada, para evitar a contaminação cruzada em utensílios. Por isso, a busca por orientação com um nutricionista especializado é primordial!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Beber água na gravidez é fundamental para a saúde do bebê

Gravidez saudável: alimentos que aumentam a imunidade

Grávida pode tomar café? Veja recomendações!

Grávida vegetariana pode (sim) ter uma gestação saudável

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário