HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarLinha nigra costuma desaparecer após o parto
barriga grávida com linha nigra

Linha nigra costuma desaparecer após o parto

Apareceu uma linha escura na sua barriga? Não se preocupe! Chamada de linha púrpura ou linha nigra, a marca que surge durante a gravidez e divide a barriga ao meio é normal. Comum em mulheres com pele morena, ela costuma aparecer no início da gestação, em 90% das grávidas e é uma marca exclusiva das gestantes. Em algumas mulheres ela fica mais suave, mas em outras a linha é bem marcada.

A origem da mancha está relacionada às alterações hormonais ocorridas durante a gravidez. O hormônio melanocítico, a progesterona e o estrógeno são os responsáveis pelo aparecimento da linha nigra. Os hormônios da gravidez estimulam a produção do melanocítico – estimulante da melanina. A alteração hormonal somada a distensão abdominal acumulam a pigmentação nessa área e fazem com que a linha apareça.

Outras regiões do corpo da gestante também podem sofrer com a alteração da pigmentação. É comum o escurecimento das auréolas dos seios, do rosto, das axilas e da virilha. Para amenizar as manchas, é importante evitar a exposição ao sol e utilizar filtro solar de alta proteção durante a gravidez.

Com a baixa gradativa dos hormônios após o parto, a linha nigra clareia e tende a sumir sem ajuda de medicação em até 12 semanas.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.