Melasma na gravidez: entenda as manchas que surgiram em Ivete Sangalo
Grávida de gêmeas, a cantora Ivete Sangalo mostrou mais uma vez que é “gente como a gente”. Nesta semana ela contou para os seus fãs no Instagram que está sofrendo com as manchas na pele, que aparecem com frequência nas gestantes. O melasma é causado pela ação dos hormônios, que ficam em níveis mais elevados na gravidez.
“Tô procurando um aplicativo que tira essas manchas, mas não existe essa possibilidade!”, declarou a baiana, que também apresentou as manchas em sua primeira gravidez, do primogênito Marcelo. Em entrevista para o “SuperBonita”, programa do GNT, Ivete falou que percebeu o melasma no hospital: “Elas vieram na gravidez e se estabeleceram. Eu parecia um cachorro na maternidade!”, contou a baiana, sem perder seu bom humor.
Ativa nas redes sociais, a cantora vem mostrando os detalhes da sua rotina durante a gestação, que inclui muita piscina e sol – um dos fatores de risco para o aparecimento do melasma.
https://www.instagram.com/p/BdlChhdlkmV/?taken-by=ivetesangalo
https://www.instagram.com/p/BbsFU_eFdab/?taken-by=ivetesangalo
https://www.instagram.com/p/BajtEpBFu5X/?taken-by=ivetesangalo
O que é o melasma? Tem tratamento?
O melasma é caracterizado por manchas escuras que aparecem principalmente no rosto, em áreas como o buço, testa e maçãs do rosto. Mas as marcas também podem aparecer em outras partes do corpo, como pescoço, braços e colo.
As manchas surgem em função do depósito exagerado de melatonina, cuja produção é estimulada pela ação hormonal. Além das gestantes, mulheres que exageram na exposição solar – fator natural que estimula a produção de melatonina – e as que fazem uso de pílula anticoncepcional também estão mais sujeitas a apresentar as manchas.
▷ Chá de fraldas da Ivete Sangalo: inspire-se com 5 ideias mais originais
Para controlar o aparecimento do melasma, que não tem cura, a mulher deve procurar orientação com um dermatologista. Cada caso exige uma abordagem, sendo que existem produtos específicos para serem usados diariamente em casa. Além disso, o uso de protetor solar é indispensável, pois a exposição ao sol agrava as manchas.
Também podem ser indicados tratamentos mais intensos, como o peeling e o laser, cuja ação pode deixar as marcas quase imperceptíveis.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Pilates na gravidez: conheça os benefícios
Conheça os exames de pré-natal