HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarQual a melhor posição para grávida dormir?
melhor posição para grávida dormir

Qual a melhor posição para grávida dormir?

Você sabe qual é a melhor posição para grávida dormir? Na fase final da gestação, ter uma boa noite de sono é quase um desafio para as mamães que já começam a sentir o desconforto de dormir com o barrigão. 

Além da vontade de ir ao banheiro a todo momento, é comum gastar um tempão virando de um lado para o outro até se acomodar. Mas saiba: a posição correta é fundamental! De acordo com os especialistas, as gestantes devem se deitar viradas para o lado esquerdo do corpo. Vamos entender melhor?

melhor posição para grávida dormir

Por que o lado esquerdo é a melhor posição para a grávida dormir?

Por mais que você já esteja acostumada a dormir de barriga para cima ou virada para o lado direito, dormir é para o lado esquerdo é mais saudável para o bebê e a mamãe.

Segundo os cientistas, gestantes que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez têm duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.

melhor posição para grávida dormir

E por que não o lado direito? 

Por causa de uma veia muito importante chamada veia cava, responsável pelo retorno do sangue ao coração. Quando a gestante deita do lado direito, a pressão sobre ela pode reduzir o fluxo de sangue e causar tonturas, hipertensão, falta de ar, sudorese fria e enjoo.

Essa pressão também faz com que a circulação de sangue oxigenado diminua para a mãe, atingindo, por consequência, o bebê, que perde nutrientes e não se desenvolve corretamente. 

Mas fique calma! Isso não quer dizer que, se você despertar no meio da noite em uma dessas posições menos ideais, seu bebê corre risco de vida.

melhor posição para grávida dormir

Dicas para dormir melhor

Seu bebê pode ser mais ativo durante a noite porque você está se acomodando para deitar. Faça massagens suaves na barriga e aproveite o momento. Tente respirar fundo e deixar a mente descansar. Veja outras dicas:

  1. Estabeleça uma rotina de sono regular;
  2. Pratique técnicas de relaxamento como automassagem e alongamento;
  3. Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  4. Evite refeições pesadas;
  5. Não beba muita água antes de dormir;
  6. Use os travesseiros como aliados (vale usar um para abraçar, um para as costas, um para ficar entre as pernas. Esse momento é seu!);
  7. Descanse sempre que puder durante o dia.

grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo

Um bom banho quente também ajuda a relaxar! Por mais que seja difícil lidar com a insônia nessa reta final, o controle do estresse e da ansiedade é importante para que você consiga aproveitar os últimos momentos de forma leve com o bebê ainda no forninho.

Falta pouco. Aguenta firme, mamãe!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Sono na gravidez: como dormir bem em cada trimestre da gestação

Sono infantil: saiba quantas horas uma criança deve dormir de acordo com sua idade

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário