HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarQual a melhor posição para grávida dormir
melhor posição para grávida dormir

Qual a melhor posição para grávida dormir

Nas últimas semanas de gravidez as dificuldades vão aumentando e saber qual a melhor posição para a grávida dormir se torna o grande desafio da gestação.  

As dificuldades para pegar algo no chão, para se depilar, amarrar o cadarço, enfim, todas as tarefas bem comuns e rotineiras se tornam um verdadeiro dilema na reta final da gravidez.

Situações que acabam virando piada e marcando essa fase tão deliciosa da vida. Exceto, a dificuldade para dormir.

Na reta final da gravidez, com o tamanho e o peso da barriga, o grande e muitas vezes desagradável desafio é encontrar a melhor posição para grávida dormir.

melhor posição para grávida dormir

E, como a qualidade do sono interfere diretamente no nosso dia a dia, este acaba sendo, de fato, um problema para as futuras mamães.  

Embora cada gestante tenha as suas particularidades, a melhor posição para a grávida dormir é de lado.

E não é qualquer lado. O lado esquerdo, do coração, é o mais indicado para a uma melhor noite de sono.  

De acordo com especialistas, deitar do lado esquerdo é a melhor posição para grávida dormir porque favorece a circulação sanguínea, fazendo com que o sangue flua melhor pelo cordão umbilical e assim enviar mais oxigênio e nutrientes para o bebê.

E porque não deitar do lado direito? É proibido?

melhor posição para grávida dormir

Não se trata de uma proibição, mas de uma não recomendação. Dormir do lado direito pode deixar o bebê mais agitado por conta de uma possível dificuldade da circulação do sangue, mas, não oferece qualquer risco ao bebê.

Na prática, a melhor posição para a grávida dormir pode variar bastante e, claro, dificilmente uma gestante vai passar muitas horas na mesma posição, mesmo que dormindo.

A dica é começar por esta posição, dentada do lado esquerdo, e ir virando conforme o desconforto for surgindo.  

Deitar de barriga para cima, geralmente, se torna bastante incômodo, o principal deles é a falta de ar, causada pelo peso do útero e a compressão da veia cava.

melhor posição para grávida dormir

Mas, nada que uma mudança de posição não restabeleça.

Ainda mais no final da gestação, dormir levemente sentada é uma opção. Não se trata da melhor posição para grávida dormir, de forma alguma, mas, a essa altura a busca é pelo menor impacto na qualidade de vida da gestante.

Na reta final da gravidez, as coisas se tornam mais difíceis mesmo e encontrar uma posição boa pra dormir pode não ser um desafio concluído com sucesso. E isso é muito natural.

Procure entender o seu momento e levar com o máximo de paciência e leveza, conduzindo sua gestação de uma forma tranquila, sem estresses com situações pontuais como esta.

Falta pouco. Aguenta firme, mamãe!

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.