HomeGravidezMenstruação pós-parto: Quando volta ao normal?
menstruação pós-parto

Menstruação pós-parto: Quando volta ao normal?

Após o nascimento do bebê, a mulher passa por uma fase de intenso sangramento que pode durar até 40 dias. Mas é natural que após esse período, a menstruação pós-parto demore um pouco mais para voltar, o que causa apreensão nas mães de primeira viagem.

menstruação pós-parto

É normal não ter menstruação pós-parto?

Sim! Mas lembrando que estamos falando da menstruação como a conhecemos – três a sete dias de sangramento, sempre no mesmo período do mês. O sangramento pós-parto imediato é diferente, consequência da recuperação do útero após o nascimento do bebê. E esse pode durar várias semanas, mas não deve passar dos 40 dias.

Para entender porque muitas mulheres não menstruam após o nascimento do bebê, vamos lembrar que o sangramento é estimulado pela descamação do endométrio, que “prepara” o útero da mulher para abrigar o bebê. E os hormônios têm papel decisivo nisso.

Como, após um parto, o corpo da mulher se concentra na alimentação do bebê (amamentação) e há uma baixa na produção hormonal – e consequentemente do estímulo ao crescimento do endométrio – a menstruação não acontece como o esperado. Lembrando que o hormônio da amamentação, a prolactina, também inibe esse processo.

Por isso também, muitas mulheres comprovam o retorno da menstruação pós-parto quando cessam a amamentação ou quando o bebê mama menos. E isso pode acontecer meses após o nascimento do bebê, sendo que também é comum encontrar mulheres que ainda não menstruaram mais de um ano após o parto.

Dica: Independente da ausência de menstruação, a mulher deve buscar métodos contraceptivos pois há risco de gravidez no período. Falamos sobre isso aqui!

menstruação pós-parto

Menstruação fica diferente após a gravidez?

Além dessa demora em aparecer, a menstruação pós-parto também pode ser um pouco diferente de como era antes da gravidez, especialmente quanto ao fluxo e coloração. Também podem acontecer escapes e atrasos, até a normalização da produção hormonal, especialmente para quem ainda está amamentando e faz uso de anticoncepcional.

Importante! Se a menstruação pós-parto não voltar ao normal em seis meses – sem amamentação – a mulher deve consultar um ginecologista.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Sexo na quarentena coloca em risco saúde da mulher

Cuidados no puerpério: tenha um pós-parto saudável

Ocitocina tem papel fundamental no parto e amamentação

Como se recuperar mais rápido da cesárea?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • meu bebe ja tem 1 ano e 6 meses e ela ainda mama, pois eu ainda não veio a minha menstruação estou preocupada

    7 de fevereiro de 2019