HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarMinistério da Saúde amplia acesso ao DIU no pós-parto
DIU

Ministério da Saúde amplia acesso ao DIU no pós-parto

Você sabia que o DIU (dispositivo intra-uterino) está disponível gratuitamente para as mulheres brasileiras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)? A distribuição é realizada pelo  Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros desde o ano 2000. Para aumentar a conscientização sobre o método contraceptivo, o Ministério da Saúde ampliou agora o acesso ao dispositivo já nas maternidades atendidas pelo SUS. Assim as mulheres no pós-parto podem adotar o DIU para evitar uma nova gravidez.

Com a medida, o governo visa garantir os direitos sexuais e reprodutivos da mulher e possibilita que ela possa ter alta já usando um método seguro de alta eficácia e longa duração. Segundo a pesquisa “Nascer no Brasil 2014”, 55% das gestações nas mulheres brasileiras não são planejadas e esse percentual chega a 66% nas adolescentes.

DIU

 

DIU no Brasil

Em 2015, foram distribuídas 522.103 unidades do DIU nos estados, capitais e municípios brasileiros com população maior de 500 mil habitantes. Até 2018, serão investidos mais de R$ 12 milhões na oferta do dispostivo no SUS e a expectativa é que o uso entre as mulheres brasileiras aumente 10% até 2020.

 

Método contraceptivo mais usado no mundo

Por ser um método de longa duração, o DIU é considerado um dos anticoncepcionais mais eficazes – com índice de falha que varia de 0,5 a 1%, conforme estudo realizado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). É o método contraceptivo mais utilizado no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): 170 milhões de mulheres usam o DIU, cerca de 60 milhões a mais do que a pílula

Além do DIU, o SUS disponibiliza outros métodos contraceptivos de forma gratuita: pílula combinada, anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte), minipílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino.

 

Fonte: Revista Crescer

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Métodos contraceptivos usados na amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.