HomeGravidezNidação: o que é, quanto tempo dura e quais são os sintomas
nidação

Nidação: o que é, quanto tempo dura e quais são os sintomas

Nidação, já ouviu falar nessa palavra? Se você faz parte da turma das tentantes, como chamamos as mulheres que estão tentando engravidar, provavelmente sim! Ela é um passo fundamental no processo de gestação, pois permite o início do desenvolvimento do embrião.

A nidação acontece quando o zigoto, o óvulo fecundado pelo espermatozoide, se desloca e se fixa na parede interna do útero, chamada de endométrio. O processo pode ocorrer entre uma ou duas semanas após a relação sexual e durar poucas horas até cerca de 3 dias. 

Os sintomas são diferentes para cada mulher. Algumas sentem de forma evidente, para outras é praticamente imperceptível. Quando percebidos, podem gerar certa confusão com um sangramento normal de menstruação e no caso das mulheres que estão tentando engravidar, como um sinal indicativo de aborto.

nidação

Por isso, é importante salientar: Nem todo sangramento pouco e marrom é de nidação. Somente é considerado como tal aquele acontecer após o teste para positivar a gravidez. Para evitar confusões e preocupações desnecessárias, vamos te explicar os principais sintomas da nidação!

Sintomas da Nidação

  • Cólica

A cólica é um dos primeiros sintomas. Muito confundida com as cólicas menstruais, ela se dá por conta da movimentação das trompas para transportar o óvulo fecundado em direção ao útero.

  • Quase uma menstruação

Diferente da menstruação, a nidação tem característica um fluxo mais aguado, rosado, ou uma borra de café. O fluxo não é intenso e não aumenta ao longo dos dias. 

nidação

  • Aumento da temperatura basal

Se você acompanha a temperatura basal de seu corpo, no dia da nidação é possível perceber uma queda, que logo volta a subir e permanece alta durante os três dias seguintes. A sensação de “estar mais quente” é normal durante o processo.

nidação

Muita calma nessa hora!

Ao perceber os sintomas da nidação, não adianta correr na farmácia para comprar um teste de gravidez, pois o hormônio HCG, buscado pelo exame para confirmar ou não a gestação, somente será produzido após o processo estar completo. Portanto, se você percebeu o sangramento, vale fazer o teste depois que parar! Em casos de ovulação tardia, os sintomas de nidação podem aparecer até 15 dias depois da ovulação, deixando a tentante a espera da menstruação com vários betas HCG e testes de gravidez de farmácia negativos nas mãos.

Sangramentos intensos com duração de mais de três dias podem ser indícios de alguma disfunção! Neste caso, busque imediatamente seu médico.

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

Pronta para ser mãe? 10 sinais mostram que é a hora de engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário