HomeGravidezNovas regras para a cesárea
cicatriz cesarea

Novas regras para a cesárea

Na última segunda-feira (20/06), o Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou que médicos só poderão realizar cesáreas a pedido da grávida a partir da 39ª semana de gestação. Antes da decisão, a idade gestacional mínima era de 37 semanas de gravidez.

O CFM avalia que durante o período de 37 e 39 semanas o bebê vive uma fase delicada. Nesse período, o cérebro, os pulmões e o fígado ainda estão em desenvolvimento.

A nova resolução determina que o médico oriente a gestante sobre a cesariana e o parto normal. Caso a gestante opte pela cesárea, ela deverá assinar um termo de consentimento em que afirma ter sido informada sobre os benefícios e riscos da decisão.

Ponto polêmico

Entre todas as regras, uma está gerando polêmica. O CFM estabeleceu a possibilidade do médico avaliar se a escolha da grávida é a mais segura, ou seja, ele pode recusar a atender a escolha da gestante.

Os membros do Conselho negam que a medida possa abrir brechas para os médicos recusarem o desejo de uma gestante realizar um parto normal – ponto muito criticado pelas gestantes.

Banalização da cesárea

O Brasil carrega o título de líder mundial em cesáreas. Essa nova medida está entre as tentativas de brecar a banalização da cesariana. Confira a matéria que fizemos sobre número preocupante de cesáreas no Brasil aqui.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.