HomeGravidezO que a grávida pode ou não fazer?
grávida pode

O que a grávida pode ou não fazer?

A gravidez é um momento pleno na vida da mulher, que exige muitos cuidados e restrições. Mas será que todas aquelas recomendações e proibições feitas por nossos amigos e familiares queridos procedem? Muitas coisas acabam sendo desnecessárias e, de certa forma, esse exagero acaba atrapalhando a rotina do dia a dia. Nosso post de hoje é especial para desvendar os excessos daqueles que nos querem bem e relacionar o que a grávida pode ou não fazer! Vamos conferir?

grávida pode

Para aproveitar toda plenitude da gestação é importante a grávida saber o que pode ou não fazer!

 

Grávida pode ou não fazer

Desde que a sua gestação seja saudável e o seu médico obstetra estiver de acordo, não compensa dar ouvidos aos exageros de quem nos rodeia. Que o cuidado no primeiro trimestre exige alguns sacrifícios, não podemos negar, e é exatamente por isso que manter sempre uma conversa franca com o médico que acompanha sua gravidez e expor seus medos e anseios se faz tão necessário.

Tomar banho de banheira – pode sim! Muito se fala que esta prática não é aconselhada para gestantes, mas você sabe o motivo? Na verdade o problema está nas grávidas com hipertensão e hipotensão, pois a água quente pode baixar a pressão da mulher, causando mal estar. Por isso, mantenha a água em 38ºC e não feche completamente o ambiente, uma janela ou porta entreaberta ajuda na circulação de ar.

Viajar de avião – pode, mas depende de alguns fatores. É preciso conversar bastante com seu médico sobre isso, pois depende do mês de gestação que você está. Geralmente, desde que o seu médico autorize, até o sétimo não há problemas em viajar de avião. Evita-se apenas nos últimos dois meses por conta da pressurização da aeronave, sendo que um atestado médico autorizando é necessário a partir dos oito meses, e no último, não é permitida a viagem.

Banho de mar – pode e deve! O banho de mar não causa problema algum, até relaxa a gestante. O problema está na força das ondas, que não deve bater na barriga. Procure uma praia mais tranquila, com águas calmas e entre apenas até a altura das coxas, o relaxamento será muito bem-vindo!

Pintar as unhas – claro que pode! Muitas pessoas insistem que os esmaltes podem prejudicar o desenvolvimento do bebê, mas isso é apenas um mito! Grávida podem, e deve cuidar das unhas e da sua autoestima! O recomendação é apenas para a retirada das cutículas, onde o ideal é que você leve seu conjunto de alicates, espátulas e palitos, evitando assim, o uso de material mal esterilizado pela manicure.

Tingir os cabelos – Não é recomendado! Porém, você pode conversar com seu médico e tentar utilizar alguns métodos alternativos, como xampus tonalizantes, produtos naturais sem química, evitar fórmulas com amônia e formol, e não pintar próximo da raiz, pois o couro cabeludo é capaz de absorver a química utilizada, passando para sua corrente sanguínea e fazendo mal ao bebê.

Depilação a laser – proibido! Ainda não se sabe ao certo os riscos que pode causar ao bebê, por isso, substitua a prática por cera ou a lâmina durante a gestação.

Drenagem linfática – Depende muito do seu médico. Como é uma prática muito comumente usada para diminuir os inchaços do organismo causados, principalmente, por retenção de líquidos, algumas grávidas se beneficiam da prática. O ideal é que você, com a autorização do seu obstetra, procure um profissional habilitado, geralmente um fisioterapeuta, especificamente para tratar de grávidas, pois há riscos de lesão vascular.

Dirigir – Pode sim! Desde que você tenha muito cuidado, mantenha a barriga bem afastada do volante, sem perder o conforto dos pés nos pedais, e use o cinto corretamente, logo abaixo do abdômen.

Andar de bicicleta – Com cuidado, pode! As gestantes podem andar de bicicleta até o sexto mês de gestação, desde que esteja acostumada ao exercícios, tomar cuidados extras para possíveis acidentes e ter o aval do seu médico para a prática.

Andar de moto – Não pode! Diferente da bicicleta, onde apenas alguns cuidados permitem o passeio, a moto não é recomendada. Como os riscos de acidentes são muito maiores e graves, uma queda pode provocar sérias consequências para a gravidez, e para o bebê.

Nadar – Pode e deve! Converse com seu médico para praticar natação e hidroginástica. Por se tratar de atividades de baixo impacto, elas são perfeitas para gestantes! Além de ajudar no trabalho de parto, também atua no fortalecimento do assoalho pélvico.

Pimenta – Pode! Mas desde que não cause desconfortos à gestante, como azia, gases e enjoo.

Frutos do mar – Não é recomendado por conta dos altos riscos de alergias e intoxicação alimentar. Carnes cruas também não são recomendadas por conta de bactérias da salmonela que possam estar presentes.

Ter contato com gatos – Depende muito se o gato é de rua ou não. Evite o contato com gatos de rua, que não têm higiene. E se você tem gato, não precisa se livrar dele! Conte com alguém para fazer a limpeza da caixinha de areia para evitar o contato com as fezes que podem estar contaminadas e causar toxoplasmose, doença que atinge o bebê e causa má formação.

Fumar e manter outros vícios – Proibido! Tanto o cigarro, quanto o álcool e outras drogas atravessam a placenta e chegam facilmente ao bebê, causando inúmeros problemas para ambos, mamãe e bebê. Baixo peso, parto prematuro e problemas neurológicos graves são alguns dos problemas que o uso de substâncias indevidas podem causar ao pequeno. E à mulher, além dos problemas com a gravidez em si, também há riscos de morte durante o parto.

Agora que você já sabe identificar o que são exageros ou não, ficou fácil manter uma vida normal e feliz durante a gestação! Não esqueça de conversar com seu médico obstetra sobre cada atividade diferenciada que cause dúvidas, pois somente ele será capaz de avaliar o seu caso e permitir ou não a sua prática!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Conheça algumas curiosidades sobre a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.