Paracetamol na gravidez aumenta risco de atraso de linguagem, afirma estudo
Um estudo publicado na revista European Psychiatry chegou à conclusão que as meninas, filhas de mães que consumiram paracetamol na gravidez, apresentam maior risco de atraso de linguagem aos 2 anos de idade.
De acordo com a pesquisa, 10% das crianças que participaram do estudo apresentaram dificuldades com o desenvolvimento da fala até os 30 meses de vida. As meninas foram as mais afetadas.
Entenda o estudo que afirma que uso de paracetamol na gravidez é prejudicial
Os pesquisadores entrevistaram 754 mulheres, entre a 8ª e a 13ª semana de gestação. Elas informaram sobre a frequência com que usavam o paracetamol na gravidez e também forneceram amostras de urina, que foram analisadas para verificar a concentração do medicamento.
A próxima fase foi comparar essas informações com o desenvolvimento de linguagem das crianças após 30 meses de vida, pouco mais de 2 anos de idade. O atraso na linguagem é constatado se a criança apresentar menos de 50 palavras em seu vocabulário.
Os resultados mostraram que as meninas nascidas de mães pertencentes ao grupo de maior risco – com alto consumo de paracetamol na gravidez – apresentavam mais atrasos de linguagem do que as meninas cujas mães não tomaram o remédio.
Os cientistas não souberam afirmar porque o desenvolvimento da linguagem das meninas é mais afetado que o dos meninos.
▷ Trabalhar na gravidez aumenta risco de pré-eclâmpsia, diz estudo
Uso de paracetamol é comum entre as gestantes
O paracetamol é um analgésico vendido em qualquer farmácia, sem a necessidade de receita médica. Mas ainda sim é um medicamento e merece cautela em seu consumo. Na pesquisa, um dado chamou a atenção dos cientistas: 59% das mulheres recorreram ao remédio pelo menos uma vez no 1º trimestre e algumas relataram tomar até 100 comprimidos no início da gravidez, índice considerado alto pelos cientistas.
Outros estudos já ligaram o consumo excessivo de paracetamol na gravidez ao autismo, hiperatividade e QI mais baixo, por isso todo cuidado é pouco. Sempre consulte seu médico antes de ingerir qualquer medicação na gravidez!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
10 coisas que você não deve dizer para uma grávida
10 motivos para amar estar grávida