Você sabe o que é parto empelicado?
O rompimento do saco amniótico, também conhecido como bolsa, é um dos principais indícios que o parto se aproxima. Normalmente acontece após a mulher sentir as primeiras contrações. Mas há casos, situações raras, que a bolsa não se rompe e o bebê nasce ainda dentro do saco amniótico. Esse lindo fenômeno é conhecido como parto empelicado.
Estima-se que 1 a cada 80 mil nascimentos sejam de bebês empelicados. Os pequenos vêm ao mundo envoltos na fina e resistente membrana do saco, mantendo-o imerso em líquido amniótico.
Por que o parto empelicado acontece?
Ainda não se sabe! Mas a boa notícia é que ele não representa nenhum risco para mãe nem o bebê. Aliás, muitas pessoas acreditam que o bebê empelicado é um bebê ainda mais especial. Em diversas culturas, inclusive de relatos da era medieval, os bebês empelicados seriam dotados de boa sorte.
Do ponto de vista médico, os especialistas defendem que o líquido protege o bebê das contrações mais forte, diminuindo o risco de traumas por meio do canal vaginal. O fenômeno também pode ocorrer em cesáreas. Outra vantagem é proteger o bebê em caso de doença infecciosa na mãe, como o HIV. Pena que não dá para planejar um parto empelicado, não é mesmo? Ele é realmente uma manifestação natural.
Famosa teve sua segunda filha em parto empelicado
Apesar de raro, o parto empelicado já foi vivenciado por uma mamãe bastante famosa. A modelo Gisele Bündchen contou que a sua segunda filha, Vivian, nasceu empelicada. O parto natural, na água, em uma banheira de sua casa, favoreceu a tranquilidade do momento. A pequena veio ao mundo dormindo, dentro do saco amniótico.
Mas o que acontece depois do parto?
Dentro do saco amniótico, ainda ligado ao cordão umbilical, o bebê continua recebendo nutrientes e oxigênio. Mas, após o parto, ele precisa ser retirado da bolsa para ser avaliado pelo pediatria. Para isso, o médico pode romper a membrana de forma delicada, para não causar nenhum tipo de trauma para o bebê.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
– Parto pélvico: foto viraliza e chama atenção nas redes sociais
– Parto de lótus: entenda como funciona
– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal
– Conheça os tipos de anestesia para o parto
– Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto
– Benefícios do parto normal para a mãe e bebê