HomeGravidezVocê sabe o que é parto empelicado?
parto empelicado

Você sabe o que é parto empelicado?

O rompimento do saco amniótico, também conhecido como bolsa, é um dos principais indícios que o parto se aproxima. Normalmente acontece após a mulher sentir as primeiras contrações. Mas há casos, situações raras, que a bolsa não se rompe e o bebê nasce ainda dentro do saco amniótico. Esse lindo fenômeno é conhecido como parto empelicado.

Estima-se que 1 a cada 80 mil nascimentos sejam de bebês empelicados. Os pequenos vêm ao mundo envoltos na fina e resistente membrana do saco, mantendo-o imerso em líquido amniótico.

parto empelicado

Por que o parto empelicado acontece?

Ainda não se sabe! Mas a boa notícia é que ele não representa nenhum risco para mãe nem o bebê. Aliás, muitas pessoas acreditam que o bebê empelicado é um bebê ainda mais especial. Em diversas culturas, inclusive de relatos da era medieval, os bebês empelicados seriam dotados de boa sorte.

Do ponto de vista médico, os especialistas defendem que o líquido protege o bebê das contrações mais forte, diminuindo o risco de traumas por meio do canal vaginal. O fenômeno também pode ocorrer em cesáreas. Outra vantagem é proteger o bebê em caso de doença infecciosa na mãe, como o HIV. Pena que não dá para planejar um parto empelicado, não é mesmo? Ele é realmente uma manifestação natural.

parto empelicado

Famosa teve sua segunda filha em parto empelicado

Apesar de raro, o parto empelicado já foi vivenciado por uma mamãe bastante famosa. A modelo Gisele Bündchen contou que a sua segunda filha, Vivian, nasceu empelicada. O parto natural, na água, em uma banheira de sua casa, favoreceu a tranquilidade do momento. A pequena veio ao mundo dormindo, dentro do saco amniótico.

parto empelicado

Mas o que acontece depois do parto?

Dentro do saco amniótico, ainda ligado ao cordão umbilical, o bebê continua recebendo nutrientes e oxigênio. Mas, após o parto, ele precisa ser retirado da bolsa para ser avaliado pelo pediatria. Para isso, o médico pode romper a membrana de forma delicada, para não causar nenhum tipo de trauma para o bebê.

parto empelicado

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Parto pélvico: foto viraliza e chama atenção nas redes sociais

– Parto de lótus: entenda como funciona

– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal

– Conheça os tipos de anestesia para o parto

– Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto

– Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.