HomeGravidezParto normal após cesárea é possível?
parto normal após cesárea

Parto normal após cesárea é possível?

Uma vez cesariana, sempre cesariana. Quem nunca ouviu essa afirmação? Esse é um dos maiores mitos da gravidez, pois muita gente acredita que após uma cesariana a mulher não conseguiria um parto vaginal na segunda gestação. Mas é cada vez maior o número de gestantes que têm sucesso no parto normal após cesárea.

Para que um segundo parto seja normal, o médico irá avaliar o histórico médico da gravidez anterior, principalmente motivo da realização da cesárea na primeira gestação. Bebê sentado e falta de dilatação, por exemplo, são situações que não irão se repetir obrigatoriamente e a mulher pode se preparar para um parto vaginal, se a segunda gravidez estiver saudável. 

Já mulheres que apresentaram quadros como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, por exemplo, devem ter um acompanhamento médico mais criterioso na segunda gestação, incluindo o planejamento para o parto que pode sim exigir uma cesariana.

parto normal após cesárea

 

Quando não é indicado?

“Mulheres que passaram por uma cesárea há menos de 15 meses, não devem arriscar um parto normal. Bebês grandes demais e polidrâmnio (produção aumentada de líquido amniótico) também são fatores que comprometem o sucesso de um parto normal após cesárea. Há chances de ruptura uterina durante o trabalho de parto”, explicou a Dra. Maria Elisa Noriler, especialista em ginecologia e obstetrícia.

E no caso de duas gestações anteriores com parto cesariana, o parto normal também não é indicado para o terceiro filho. “Com dois partos cesáreas, os riscos ficam ainda maiores. A recomendação médica é que seja cesariana nesses casos”.

parto normal após cesárea

 

Dá para se preparar para um parto normal após cesárea?

Com certeza! “Se a gestante controlar o ganho de peso, manter uma rotina regular de atividade física e preparar o períneo com exercícios de pilates, ela tem grandes chances de ter sucesso no parto vaginal”, finalizou a especialista.

parto normal após cesárea

Dra. Maria Elisa Noriler

CRM: 99557

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Facebook: www.facebook/dra.mariaelisanoriler

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– O papel da doula: da gestação ao pós-parto

– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal

– Conheça os tipos de anestesia para o parto

– Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto

– Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.