HomeGravidezPartoO que é parto ecológico?!
parto ecológico

O que é parto ecológico?!

Sucesso de bilheteria em todo Brasil, o filme Minha Mãe é Uma Peça 3 traz a tona um termo do mundo das mamães, o parto ecológico! Mas você já ouviu falar sobre isso?!

No longa, a personagem Marcelina (Mariana Xavier) descobre que está grávida. Em uma das cenas, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) acompanha a filha na realização de uma ultrassonografia. Durante o exame, Marcelina questiona a médica sobre a possibilidade de fazer um parto ecológico.

O que é e quais as vantagens do parto ecológico

parto ecológico

O adjetivo “ecológico” não categoriza um tipo específico de parto, mas é usado por grupos ligados ao parto humanizado — que tem como base o protagonismo feminino durante o processo, com medidas que respeitam o corpo e as necessidades das mulheres.

Ervas, aromaterapia e fraldas de pano. Apesar de não configurar um tipo específico de parto, é possível pensar em questões ecológicas durante a gestação e no início da maternidade.

Durante a gravidez, são usados elementos da natureza, como a aromaterapia, para ajudar no equilíbrio emocional e na produção do leite. Com a chegada do bebê, as grávidas que procuram o processo de parto ecológico serão orientadas a utilizar fraldas de pano, que são menos nocivas ao meio ambiente.

O parto ecológico tem muitas das diretrizes do parto humanizado. Nesta modalidade, o principal é que a equipe médica responsável fique atenta ao plano de parto e aos desejos da gestante e faça de tudo para mantê-la confortável durante todo o processo. 

Podem ocorrer intervenções médicas, como indução, anestesia e fórceps, desde que necessárias para a saúde e autorizadas pela mãe. Geralmente ocorre em hospitais ou casas de parto em um ambiente que lembre o útero materno: silencioso, de temperatura amena e com pouca iluminação. 

Seja qual for a sua escolha, o importante é se sentir tranquila e segura, para esperar seu pequeno (ou pequena) vir ao mundo, da melhor maneira possível!

parto ecológico

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Gravidez e melasma: conheça os principais cuidados para evitá-lo

10 termos médicos usados na gravidez que você precisa conhecer

Sangramento na gravidez: saiba mais sobre suas diferentes origens

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário