HomeGravidezPartos em tempos de Covid-19: o que mudou nas maternidades?
covid-19

Partos em tempos de Covid-19: o que mudou nas maternidades?

O enfeite de boas-vindas na porta do quarto da maternidade anuncia que ali nasceu mais um bebê, pronto para ser celebrado por parentes e amigos. A tradição super gostosa de visitar os recém-nascidos após o parto, no entanto, está diferente em tempos de Covid-19. 

Os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus também forçaram mudanças comportamentais e estruturais nas maternidades desde o pré, passando pelo parto até chegar ao pós-natal.

covid-19

Como as maternidades se adaptaram à pandemia do Covid-19?

Desde março, as parturientes estão lidando com uma nova realidade. Recepção exclusiva, fluxo diferenciado em relação aos pacientes do pronto-socorro, redução de acompanhantes e visitas, alta precoce, entre outras medidas, fazem parte do processo de segurança necessário.

Cientes dos riscos que envolvem o novo coronavírus e da insegurança das gestantes, os hospitais adaptaram as estruturas e têm feito de tudo para tranquilizar as futuras mães. Cada estado tem as suas medidas de acordo com a fase na quarentena. Contudo, confira com está sendo na maioria dos hospitais públicos:

  • Ao dar entrada no hospital, a gestante é informada sobre a questão do coronavírus e a importância de reduzir a circulação de pessoas para diminuir os riscos de contaminação;
  • Cada grávida tem direito a um acompanhante, que não esteja com sintomas gripais;
  • As pacientes são orientadas a dar preferência a acompanhantes fora dos grupos de risco para Covid-19;
  • Alguns hospitais estenderam os turnos de acompanhamento de 6 para 12 horas, para reduzir o fluxo de pessoas;
  • As maternidades também diminuíram ou eliminaram os horários de visitas.

fotos de recém-nascido

Tecnologia a favor das mamães

Se antes as gestantes visitavam a maternidade para conhecer as instalações e tirar dúvidas, por exemplo, agora esse processo também pode ser virtual, dependendo do local. Cursos para pais, visita online e até transmissão do parto fazem parte das medidas tecnológicas adotadas em alguns convênios.

Mesmo com tantas mudanças que fogem do comum, o importante é que o pequeno nasça com muita saúde e a mamãe permaneça bem! Informe-se no local onde você pretende ganhar o bebê!

covid-19

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Tratamentos para engravidar na pandemia: pode ou não pode?

Charreata é novo chá de bebê durante pandemia

Chá delivery é ideia criativa durante distanciamento social

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário