HomeGravidezPerguntas na gravidez? Veja a resposta das 10 dúvidas mais comuns
shutterstock_1393545680

Perguntas na gravidez? Veja a resposta das 10 dúvidas mais comuns

Quais são as principais perguntas na gravidez? Para ajudar as mamães nessa tarefa árdua de controlar a ansiedade e ficar bem informada, o Blog Ficar Grávida preparou uma lista com as dúvidas mais comuns e respostas completíssimas.

Saiba quais são as principais perguntas na gravidez

1. Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol?

SIM: Toda grávida tem mais tendência a ter manchas na pele por causa do aumento da liberação de melanina. O ideal é que a grávida utilize protetor solar no rosto e, principalmente, na barriga, onde há maior concentração dessa proteína.

Perguntas na Gravidez

2. Grávida não deve fazer ginástica?

SIM: Atividade física é bem-vinda também durante a gestação. Claro que o tipo de atividade que você deve fazer depende do tipo de condicionamento físico que você já tinha quando engravidou – agora não é hora de começar a correr, por exemplo.

Mas mulheres com uma gestação livre de intercorrências e habituadas a atividades físicas podem continuar com sua rotina, respeitando os limites que a gravidez, aos poucos, vai impor (e que você certamente vai sentir). Bom senso é a palavra-chave!

3. O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado?

SIM: É nesse período que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas. Por isso, há um especial cuidado em se evitar medicações, bebidas, alguns exames de imagem e afins.

Essa é uma das perguntas na gravidez que mais preocupa as gestante, mas com alguns cuidados tudo ficará bem nessa fase.

4. Devo evitar comida japonesa?

SIM: Embora o peixe cru, típico da culinária japonesa, não transmita toxoplasmose, o ideal é evitar o alimento nessa fase – aliás, qualquer carne crua deve ser riscada do cardápio da futura mamãe.

Durante o preparo, o pescado pode ser manuseado por pessoas que não tenham lavado adequadamente as mãos sem falar em possíveis problemas com a assepsia do restaurante. Como o calor mata a maioria dos germes, o mais indicado é consumir apenas alimentos cozidos.

Perguntas na Gravidez

5. Se a barriga estiver pontuda, é menina, arredondada, é menino?  

NÃO: A influência do sexo do bebê no formato da barriga da gestante é inexistente. A barriga da mãe cresce conforme anatomia e genética da gestante, sem nenhuma influência do sexo do feto. 

6. Grávidas sentem mais calor?

SIM: Durante a gestação, o metabolismo da mulher fica mais acelerado e a temperatura do corpo da gestante se eleva. Não muito, cerca de 0,5 graus, mas já o suficiente para sentir mais calor. No fim da gravidez, por conta do esforço para carregar a barriga, a sensação piora ainda mais.

7. Ficar muito tempo em jejum piora os enjoos?

SIM: Um estômago vazio produz mais substâncias ácidas, que intensificam enjoos e azia. Sem contar que ele aumenta o risco de hipoglicemia — uma baixa no índice de glicose no sangue —, podendo levar ao diabete gestacional.

Perguntas na Gravidez

8. Relações sexuais durante a gravidez machucam o bebê?

NÃO: O feto está protegido dentro do útero. Esse órgão fica fechado com uma espécie de rolha para evitar que micro-organismos invadam o ambiente. Interromper as relações sexuais só é necessário se o médico identificar riscos de abortamento, parto prematuro ou outra complicação

9. Barriga grande, bebê grande. Barriga pequena, bebê pequeno. Isso é verdade?

NÃO: O tamanho da barriga depende de uma série de fatores, como a quantidade de líquido amniótico — substância que envolve o feto — e do tamanho da placenta.

10. Grávidas podem apresentar alterações na visão?

SIM: As alterações ocorrem por causa da variação hormonal, típicas da gestação. Essa é uma das perguntas na gravidez mais comuns devido a algumas alterações que pode acontecer, como desconforto no uso de lentes de contato, aumento do grau, olhos secos, edema das pálpebras e maior sensibilidade à luz. Todas são temporárias e devem desaparecer depois do fim da gestação.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Luma Costa fala sobre ganho de peso na gravidez e quebra tabu

Primeira Infância: Entenda como lidar com os desafios dessa fase

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário