HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarPés inchados na gravidez: 8 dicas para prevenir
pés inchados na gravidez

Pés inchados na gravidez: 8 dicas para prevenir

Um dos sintomas que mais incomodam as futuras mamães é sentir os pés inchados na gravidez. O incômodo é normal, sendo que o edema aumenta consideravelmente nos meses finais da gestação, com a proximidade do parto.

pés inchados na gravidez

Pés inchados na gravidez. Por que acontece?

O inchaço na gravidez não é uma exclusividade dos pés. As gestantes podem sofrer com edemas em qualquer parte do corpo e em diversas fases da gestação, até no início.

A mulher sofre com mudanças físicas marcantes, com o crescimento do útero e, consequentemente, da barriga. Esse aumento de tamanho do órgão pressiona as veias que ligam os membros inferiores a outras partes do corpo, fazendo com que o sangue se acumule mais nesta região.

E os pés, por estarem na ponta final desse processo, acabam sofrendo mais com os edemas, podendo inchar até no início da gravidez.

Dá para prevenir?

Apesar de serem um sintoma natural dessa fase, os pés inchados na gravidez podem incomodar bastante e interferir na qualidade de vida da gestante.

Para prevenir os edemas, a mulher pode adotar mudanças no seu estilo de vida, especialmente hábitos de alimentação.

pés inchados na gravidez

Preparamos algumas dicas para você evitar os pés inchados na gravidez:

1 – Não fique muito tempo em pé

O hábito força os membros inferiores e faz com que o sangue demore mais para chegar até eles, resultando no inchaço. Até mesmo quem não está grávida pode sofrer com esse tipo de edema.

2 – Evite os saltos altos

Sapatos de salto alto vão forçar bastante a musculatura dos pés e pernas, fazendo com o que o inchaço apareça ainda mais rápido.

3 – Caminhe

Pequenas caminhadas são ótimas aliadas para estimular a circulação e prevenir os pés inchados na gravidez. Mas, não exagere! Passeios de 30 minutos por dia são suficientes.

4 – Beba água

A hidratação é fundamental para a saúde da gestante, até quando falamos de circulação e prevenção de edemas. O hábito diminui a retenção de líquidos, que também causa o inchaço.

5 – Deite virada para o lado esquerdo

Na hora de dormir, acostume-se a deitar virada para o lado esquerdo. O cuidado alivia a pressão na via cava, proporcionando uma melhor circulação.

6 – Invista em massagens

Aproveite a gestação para ser mimada, com longas massagens nos pés. Delegue a tarefa para o futuro papai. Além de ajudar na circulação, o carinho promove relaxamento e alivia a ansiedade.

7 – Use meias de compressão

Se o inchaço estiver muito acentuado e incomodando a rotina da gestante, o médico pode indicar o uso de meias de compressão. Mas é importante pedir a orientação correta sobre o uso e o modelo do acessório com o médico, de preferência um especialista em angiologia ou cirurgia vascular.

8 – Atenção à alimentação!

Nosso último tópico é um dos mais importantes. Muita gente não sabe, mas a alimentação tem um papel importante na prevenção (e causa) de inchaço na gravidez.

A gestante deve investir em alimentos diuréticos, como verduras, legumes e frutas cítricas. Também é bom evitar alimentos que podem piorar os edemas, como os ricos em açúcar, sal e industrializados em geral.

pés inchados na gravidez

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

10 motivos para amar estar grávida

Benefícios do sexo na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.