HomeBebêsPós-parto na pandemia: veja como criar uma rede de apoio
pandemia

Pós-parto na pandemia: veja como criar uma rede de apoio

Atualmente, muito além da clássica quarentena de 45 dias, a pandemia da Covid-19 trouxe uma quarentena dupla para as mulheres que estão passando pelo puerpério. E o pior: quem teve bebê durante a pandemia, tem que lidar com essa fase durante o isolamento social. Mas mesmo com o distanciamento, é possível criar uma rede de apoio na pandemia! Saiba mais:

pandemia

Pandemia e pós-parto

O puerpério é uma avalanche hormonal, em que a nova mamãe precisa lidar com inúmeras alterações físicas, se recuperar do parto e também se adaptar à nova rotina com um recém-nascido em casa.  É um processo exaustivo e doloroso! 

pandemia

Por conta da pandemia, precisamos reforçar que a solidão vivida nesse período pode agravar um quadro de depressão pós-parto ou baby blues. Em tempos “normais”, uma em cada quatro mulheres sofrem com esse problema no Brasil.  

pandemia

Como enfrentar essa fase com mais apoio?

Selecionamos algumas ações que vão te ajudar a criar uma rede de apoio na pandemia e enfrentar esse momento difícil. Veja mais:

1) A tecnologia é a melhor aliada! Mantenha contato com amigos e familiares! Seja por chamadas de vídeo, mensagens ou ligações, o importante é saber que aquelas pessoas estão ali por você e que estão prontas para você desabafar! 

2) Procure grupos de maternidade nas redes sociais, grupos no Whatsapp ou Telegram, podcasts, vídeos. Tem muito conteúdo online sobre maternagem disponível! É uma oportunidade para entrar em contato com outras mulheres que também estão vivendo o puerpério na pandemia.

3) Não tenha vergonha de pedir ou aceitar ajuda! Não tem como dar conta de tudo sozinha! Peça ajuda a quem mora com você para não ultrapassar os seus limites – você também precisa (e merece!) descansar.

Dicas para ajudar uma mãe no período pós-parto na pandemia:

Amigos e familiares 

Gestos carinhosos fazem a diferença! Que tal pedir uma comida e mandar entregar na casa dos novos papais? Além de uma surpresa super carinhosa, o casal não vai precisar cozinhar mais uma refeição!

-Vai sair para ir ao supermercado, padaria ou farmácia? Ligue e pergunte se a família precisa de alguma coisa e deixe na portaria do prédio!

-Ofereça um ombro amigo e não uma chuva de palpites! Esse momento é muito delicado para julgamentos, opiniões e conselhos desnecessários. Tenha empatia!

Parceiro (a) que mora junto:

-Participe da rotina de cuidados com o recém-nascido! Afinal, o bebê também é uma responsabilidade sua. A rotina com o novo integrante da família é muito puxada para uma pessoa lidar sozinha.

pandemia

Com a pandemia, a ajuda dos avós nem sempre é possível nesse momento, por isso, você é uma peça fundamental na rede de apoio.

Tarefas domésticas divididas não sobrecarregam ninguém, viu?! #ficaadica

Curtiu? Compartilha essa matéria com as amigas que estão grávidas na pandemia ou tiveram bebê recentemente!

Leia mais:

Partos em tempos de Covid-19: o que mudou nas maternidades?

Assadura de bebê: dicas para prevenir e tratar

Mãe solo de sete filhos ganha quarto dos sonhos e se surpreende com ação solidária da Grão de Gente e Tatá Werneck

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.