HomeGravidezConheça um pouco mais sobre o Pré-Natal Masculino
pré-natal masculino

Conheça um pouco mais sobre o Pré-Natal Masculino

A paternidade ativa é um tema cada vez mais abordado entre as famílias, e uma das boas e importantes novidades acerca desse tema é o pré-natal masculino. Mas afinal de contas, o que é esse tal de pré-natal masculino?!

Segundo o Guia do Pré-Natal do Parceiro, a iniciativa integra um movimento crescente no Brasil que defende o envolvimento do homem em tudo o que diz respeito à tomada de decisão reprodutiva, desde a escolha de ser pai à participação solidária na gestação, no parto e na educação das crianças.

pré-natal masculino

Entenda a importância do Pré-Natal Masculino 

Logo depois do teste positivo em um unidade de saúde, a gestante logo é vinculada à rotina do pré-natal no SUS. Se o parceiro estiver presente, o Ministério da Saúde já recomenda a realização de exames e testes no momento. Caso o homem esteja ausente, cabe à parceira convocá-lo. 

O check-up é composto por uma bateria de exames de sangue que avaliam a situação de saúde do homem e a confirmação de tipagem sanguínea. Entre os exames, estão sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol e pressão arterial.

Além dos testes e atualização da carteira de vacinação, o parceiro recebe informações sobre o risco e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, a possibilidade de realização da cirurgia de vasectomia e, caso necessário, lhe são solicitados outros exames preventivos, como de próstata.

Umas das grandes contribuições do pré-natal masculino é provocar mudanças na cultura machista, que atribui o cuidado com os filhos exclusivamente à mãe. 

Os atendimentos reforçam o papel do pai como cuidador, tão responsável pela saúde e pelo bem-estar do novo membro da família quanto a mulher, e estimula seu envolvimento no parto e no pós-parto. 

Em muitos programas disponíveis, o casal também recebe orientações psicológicas, que abordam as mudanças que a chegada de um bebê traz ao relacionamento e como enfrentá-las. 

pré-natal masculino

O que posso fazer se não tenho acesso ao programa de Pré-Natal Masculino?

Se você é papai, está interessado no Pré-Natal Masculino mas não tem acesso, fique tranquilo!

Você pode adotar algumas medidas alternativas durante o acompanhamento das consultas da mulher.

Confira:

-Em primeiro lugar, converse com o obstetra/ginecologista da sua parceira e informe o seu interesse de ter a sua saúde acompanhada;

-Peça informações sobre os testes rápidos e exames de rotina que você deve;

-Leve também o seu cartão de vacinas para consultas e peça que o médico cheque se há necessidade de alguma atualização;

-Compartilhe leituras e vídeos sobre gestação e puerpério com a mãe do seu filho. 

-Conheça a legislação referente aos direitos dos pais e informe-se sobre como registrar seu filho.

pré-natal masculino

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Como evitar as dores mais comuns na gravidez? Selecionamos as melhores dicas!

Meditação: 4 ótimos motivos para meditar durante a gravidez

10 imagens de bebês antes e depois do ultrassom 3D

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário