HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarPressão baixa na gravidez: É normal? Há riscos?
pressão baixa na gravidez

Pressão baixa na gravidez: É normal? Há riscos?

O aumento da pressão arterial já é uma preocupação velha conhecida das gestantes, que têm medo que a condição evolua para a temida eclâmpsia. Mas e o efeito contrário? Será que apresentar pressão baixa na gravidez é perigoso?

pressão baixa na gravidez

É normal ter pressão baixa na gravidez?

Relativamente comum, a pressão baixa na gravidez não traz tantos riscos quanto a hipertensão, mas gera incômodos. A condição faz a gestante se sentir mais fraca, o que reforça a necessidade de um acompanhamento mais criterioso do pré-natal, para que o médico identifique as causas e como contornar.

A pressão baixa na gravidez é causada por um reflexo fisiológico do organismo da grávida, que têm os vasos sanguíneos mais dilatados por causa do fornecimento de sangue à placenta. Com isso, o fluxo perde força e a pressão cai.

É mais comum que o sintoma apareça no segundo trimestre, quando o bebê começa a crescer mais, mas a mulher pode experimentar quedas de pressão durante toda a gestação.

pressão baixa na gravidez

Sintomas da pressão baixa na gravidez:

– Fraqueza;

– Tremores;

– Tontura;

– Dor de cabeça;

– Transpiração fria;

– Boca seca;

– Visão mais escura.

Com sintomas assim, a maior preocupação com os episódios de queda de pressão na gravidez é que eles podem levar a desmaios, potencialmente perigosos para o bebê.

Por isso, as gestantes que estão com esses sintomas recorrentes devem buscar orientação de um profissional, para investigar as causas da pressão baixa.

pressão baixa na gravidez

O que fazer quando a pressão cair?

Respire fundo e procure um lugar tranquilo para se sentar. Coma algo de rápida absorção, pode ser uma bolacha (uma ótima dica é sempre carregar bolachinhas de água e sal na bolsa). Se puder se deitar, com as pernas para cima, essa também é uma alternativa para amenizar o mal estar.

Para evitar episódios assim, mantenha-se hidratada e bem alimentada. Evite ficar longas horas sem comer e passe longe de locais com grande aglomeração de pessoas, especialmente nos dias mais quentes.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Gravidez: entenda a pregorexia

Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Gases na gravidez: Quais são as causas? Como amenizar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.