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prisão de ventre na gravidez

Prisão de ventre na gravidez: o que fazer?

Muito comum entre as futuras mamães, a prisão de ventre na gravidez é um incômodo causado pelos hormônios. Dessa vez, a culpa é da progesterona, que fica em níveis super elevados.

Mas, muita calma! Esse desconforto pode ser aliviado com dicas simples que trouxemos para você! 

Prisão de ventre na gravidez: por que acontece?

A gravidez é um período cheio de alegrias e sensações agradáveis, mas também de alguns desconfortos. Entre eles está o terrível intestino preso. Naturalmente, a mulher já tem uma tendência maior à constipação intestinal que o homem por causa da produção ovariana do hormônio progesterona. 

Na gravidez, isso fica ainda pior, pois essa produção ocorre na placenta, em níveis bem mais elevados. Sabe aquele termo “intestino preguiçoso?” Pois é! A progesterona atua sobre a musculatura intestinal causando um maior relaxamento e, consequentemente, a prisão de ventre.

prisão de ventre na gravidez

Outra explicação é a mudança no corpo da mulher. Com o crescimento do útero, o intestino fica mais comprimido. Além disso, à medida que a barriga cresce, os músculos abdominais ficam distendidos, prejudicando os movimentos peristálticos.

Em geral, a grávida vai dia sim, dia não, ao banheiro. Às vezes, pode até ser dia sim e dois não, desde que as fezes estejam pastosas. O problema maior é o endurecimento delas que podem causar hemorroida. Por isso, fique sempre atenta!

Como mudar esse quadro?

O ideal é evitar o uso de medicamentos e fazer a correção do hábito intestinal por meio da mudança alimentar mesmo. Aumente a ingestão de líquidos e fibras, além de reduzir o consumo de alimentos constipante como maçã, cenoura, batata e arroz branco, por exemplo.

As piores comidas são aquelas que vão fermentar e distender a barriga, como massas, queijos, brócolis, berinjela, repolho, refrigerantes – especialmente no período da noite, porque comemos e deitamos, acumulando gases. Os doces também entram nessa conta: é preferível consumi-los no almoço do que no jantar.

prisão de ventre na gravidez

Quais alimentos são aliados?

A substituição de pães e massas brancas pelos integrais é essencial. Fique de olho em outros alimentos e frutas que vão te ajudar nesse período, mamãe:

  • Folhas verdes em geral;
  • Castanha-do-pará;
  • Gergelim;
  • Linhaça;
  • Laranja (com bagaço);
  • Tangerina;
  • Ameixa;
  • Feijão, lentilha ou ervilha;
  • Kiwi. 
  • Legumes;
  • Farelo de cereais.

A suplementação com probióticos pode ser uma alternativa para manutenção de uma flora intestinal saudável, inclusive durante a gestação. Em alguns casos específicos, o uso de óleo mineral ou lactose também é considerado uma opção medicamentosa segura durante a gestação.

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Como prevenir a prisão de ventre na gravidez?

Água é sempre essencial! Com alimentação adequada e a ingestão de três litros de líquido por dia, fica muito mais fácil.  Atividade física também ajuda muito: caminhar pelo menos três vezes por semana, para aquelas gestantes sem contraindicação, está associado à melhora da função intestinal!

Ao se exercitar, o metabolismo fica mais acelerado, beneficiando o funcionamento do organismo. Há aumento da circulação sanguínea, irrigando de melhor forma o aparelho digestivo.

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Cuide da sua ansiedade!

Você sabia que a ansiedade pode desregular o funcionamento do intestino? Em alguns casos ela colabora para a intensificação da prisão de ventre. Então, tenha uma boa noite de sono e invista em atividades que lhe ajudam a relaxar. Ioga e meditação são boas opções! 

 

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