HomeGravidezProtetor solar na gravidez: Qual usar? Como escolher?
protetor solar na gravidez

Protetor solar na gravidez: Qual usar? Como escolher?

O uso de protetor solar na gravidez é um cuidado fundamental para evitar o melasma, manchas escuras favorecidas pelo turbilhão de hormônios dessa fase. Além disso, também protege a mulher da ação dos raios UV, que podem causar desde o envelhecimento precoce até o câncer de pele.

Mas será que dá para usar o mesmo cosmético de antes da gravidez? E o FPS, tem que mudar? Há risco de alergias? Prejudica o bebê?

Essas são apenas algumas perguntas que podem surgir sobre o uso de protetor solar na gravidez, já que a condição exige mesmo cautela com o uso de cosméticos. Vamos entender tudo isso?

protetor solar na gravidez

Esclareça suas dúvidas sobre uso de protetor solar na gravidez

Nosso primeiro lembrete é que a prevenção é sempre a melhor medida. Então independente do uso do protetor solar na gravidez, a gestante deve evitar a exposição nos horários de pico (entre 10h e 16 horas).

Qual protetor solar escolher?

Na hora da compra, a gestante deve observar se o protetor solar oferece proteção UVA e UVB, que caracteriza “amplo espectro”. Quanto ao FPS, o ideal é investir em loções que sejam entre 30 e 50, com óxido de zinco e/ou dióxido de titânio como ingrediente ativo.

Esse tipo de mineral é mais seguro para as gestantes, porque são menos propensos a causar alergias. Inclusive, esse é um ponto importante: sempre verifique se o produto é hipoalergênico.

protetor solar na gravidez

Atenção aos componentes da fórmula!

Leia o rótulo do protetor solar que você costuma usar e de outros antes da compra, para verificar se o produto possui os seguintes componentes:

  • 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC);
  • 3-benzilideno cânfora (3-BC) e;
  • octocrileno (OC);
  • oxibenzona;
  • retinóides (aparece de diversas formas, checar com dermatologista).

Se algum desses nomes aparecer, a gestante deve interromper o uso e não comprar o produto. O ideal é consultar um dermatologista para verificar um produto seguro para grávidas, além de também consultar o obstetra.

Pode usar bronzeador?

Não! A gravidez não é a época ideal para a mulher usar bronzeadores. Além do baixo fator de proteção solar, esse tipo de loção não protege contra queimaduras solares e pode favorecer o aparecimento do melasma.

protetor solar na gravidez

Como aplicar o protetor solar na gravidez?

Não economize na hora de aplicar. É importante passar o protetor solar no rosto, pescoço e colo diariamente, mesmo em dias nublados. Espalhe bem para a pele absorver o produto.

Também aplique nas áreas expostas, como braços, mãos, pernas e pés. Lembre-se de passar também na nuca e atrás da orelha, partes que também recebem radiação quando a mulher prende o cabelo.

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas, em caso de praia, campo, piscina ou muito suor.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Gravidez tardia aumenta riscos de complicações

Exercícios na gravidez: 1º trimestre exige cuidado

Enxaqueca na gravidez: Veja como prevenir de forma natural

Grávida pode fazer progressiva?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.