Protetor solar na gravidez: Qual usar? Como escolher?
O uso de protetor solar na gravidez é um cuidado fundamental para evitar o melasma, manchas escuras favorecidas pelo turbilhão de hormônios dessa fase. Além disso, também protege a mulher da ação dos raios UV, que podem causar desde o envelhecimento precoce até o câncer de pele.
Mas será que dá para usar o mesmo cosmético de antes da gravidez? E o FPS, tem que mudar? Há risco de alergias? Prejudica o bebê?
Essas são apenas algumas perguntas que podem surgir sobre o uso de protetor solar na gravidez, já que a condição exige mesmo cautela com o uso de cosméticos. Vamos entender tudo isso?
Esclareça suas dúvidas sobre uso de protetor solar na gravidez
Nosso primeiro lembrete é que a prevenção é sempre a melhor medida. Então independente do uso do protetor solar na gravidez, a gestante deve evitar a exposição nos horários de pico (entre 10h e 16 horas).
Qual protetor solar escolher?
Na hora da compra, a gestante deve observar se o protetor solar oferece proteção UVA e UVB, que caracteriza “amplo espectro”. Quanto ao FPS, o ideal é investir em loções que sejam entre 30 e 50, com óxido de zinco e/ou dióxido de titânio como ingrediente ativo.
Esse tipo de mineral é mais seguro para as gestantes, porque são menos propensos a causar alergias. Inclusive, esse é um ponto importante: sempre verifique se o produto é hipoalergênico.
Atenção aos componentes da fórmula!
Leia o rótulo do protetor solar que você costuma usar e de outros antes da compra, para verificar se o produto possui os seguintes componentes:
- 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC);
- 3-benzilideno cânfora (3-BC) e;
- octocrileno (OC);
- oxibenzona;
- retinóides (aparece de diversas formas, checar com dermatologista).
Se algum desses nomes aparecer, a gestante deve interromper o uso e não comprar o produto. O ideal é consultar um dermatologista para verificar um produto seguro para grávidas, além de também consultar o obstetra.
Pode usar bronzeador?
Não! A gravidez não é a época ideal para a mulher usar bronzeadores. Além do baixo fator de proteção solar, esse tipo de loção não protege contra queimaduras solares e pode favorecer o aparecimento do melasma.
Como aplicar o protetor solar na gravidez?
Não economize na hora de aplicar. É importante passar o protetor solar no rosto, pescoço e colo diariamente, mesmo em dias nublados. Espalhe bem para a pele absorver o produto.
Também aplique nas áreas expostas, como braços, mãos, pernas e pés. Lembre-se de passar também na nuca e atrás da orelha, partes que também recebem radiação quando a mulher prende o cabelo.
O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas, em caso de praia, campo, piscina ou muito suor.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Gravidez tardia aumenta riscos de complicações
Exercícios na gravidez: 1º trimestre exige cuidado