HomeGravidezConfira os impactos da reforma trabalhista para gestantes e lactantes
reforma trabalhista para gestantes

Confira os impactos da reforma trabalhista para gestantes e lactantes

A reforma trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer, entrou em vigor desde o dia 11 de novembro de 2017 e trouxe uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Ficar Grávida se informou sobre as novas regras e os impacto da reforma trabalhista para gestantes, lactantes, mães e pais. Vamos conferir?

reforma trabalhista para gestantes

Gestantes

Vamos começar por uma das alterações mais importantes da reforma trabalhista para gestantes e lactantes: o afastamento por insalubridade. Com a inclusão de um novo artigo, a reforma permite o trabalho de mulheres grávidas em ambientes considerados insalubres de grau baixo e médio, desde que a empresa apresente atestado médico que garanta que não há risco ao bebê nem à mãe.

Salário-maternidade agora cai automaticamente pelo INSS

A segunda mudança da reforma trabalhista para gestantes é no aviso da gestação e demissão. Antes da medida, a mulher não tinha limite de tempo para avisar a empresa sobre a gestação. Agora, mulheres demitidas têm até 30 dias para informar a empresa sobre a gravidez.

Lactantes

Atenção, mamãe! O intervalo de 30 minutos duas vezes por dia, fixado no artigo 396 da CLT, é lei e ainda está mantido até o bebê completar seis meses. O que muda com a reforma trabalhista para gestante é que agora o período e o horário que esse intervalo vai ocorrer terá que ser negociado com o empregador.

reforma trabalhista para gestantes

Tempo de estabilidade no trabalho para mães é ampliado

Reforma trabalhista para gestantes: e a licença-maternidade/paternidade

A licença-maternidade e paternidade são direitos constitucionais e não foram alterados pela reforma trabalhista. Assim, se mantém a regra de que mulheres contratadas com base na CLT terão direito a 120 dias de licença. Empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã ainda estendem a licença em 60 dias — somando 180 dias.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

Parto pélvico: foto viraliza e chama atenção nas redes sociais

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

10 motivos para amar estar grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Benefícios do sexo na gravidez

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • E se eu perder o prazo de 30 dias para avisar a empresa da gestaçao eu perco o direito?

    18 de maio de 2018