HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarMitos e verdades sobre a região íntima na gravidez
região íntima na gravidez

Mitos e verdades sobre a região íntima na gravidez

A região íntima na gravidez merece uma atenção especial da mamãe neste período. Com as mudanças hormonais, é comum que a área sofra algumas alterações, aumentando o risco de infecções e complicações na gestação.

Para esclarecer melhor, reunimos os principais mitos e verdades sobre o assunto.

região íntima na gravidez

A região íntima na gravidez reage aos estímulos hormonais

Verdade! Naturalmente, o órgão genital reage à estimulação hormonal que acontece durante o ciclo menstrual. No período fértil, a vagina pode ficar mais úmida e a vulva pode apresentar um discreto inchaço. 

Quando este período acaba, porém, ela volta ao padrão. Na gravidez, além de todos esses sintomas, ela pode apresentar alteração de cor, ficando mais escurecida.

Corrimento vaginal na gravidez é sinal de problemas

Mito! É natural que ocorra um aumento do corrimento vaginal fisiológico, ou seja, aquele que não é considerado um problema, em que apenas muco cervical e descamação são notados, sem nenhum sangramento ou mau cheiro.

Porém, quando o parto se aproxima, é possível que a mulher perceba a perda do tampão mucoso, um tipo de muco mais espesso que tem como função proteger o útero contra a entrada de microrganismos nocivos. É um sinal de que o colo do útero está se dilatando e a hora do parto se aproxima. 

corrimento na gravidez

Há maior risco de infecções urinárias

Verdade! Devido às alterações fisiológicas e anatômicas na região íntima durante a gestação, a mulher tem mais chance de desenvolver infecções urinárias. Por isso, é importante tomar alguns cuidados, como sempre urinar depois da relação sexual, não segurar o xixi e, quando possível, lavar a região anal depois de evacuar.

Cuidar da região íntima na gravidez é bem diferente

Mito! Os principais cuidados são semelhantes aos que eram necessários antes da gestação. No entanto, a higiene íntima é essencial durante a gestação. Para isso, é importante lavar a vulva diariamente com um sabonete específico para a região e que tenha um pH fisiológico (ácido) ou neutro, para que não provoque irritações na região. 

A ducha íntima continua sendo prejudicial

Verdade! Assim como fora da gravidez, a ducha íntima continua contraindicada. Este mau hábito pode desequilibrar a flora vaginal, aumentando o risco de infecções. Portanto, fuja dela!

região íntima na gravidez

A região íntima precisa permanecer arejada

Verdade! É super importante manter a região genital arejada durante a gestação, e isso acontece por meio do uso de calcinhas de algodão, bem como a escolha de usar saias e vestidos em vez de calças apertadas. Dormir sem calcinha também é uma ótima opção para manter a saúde vaginal também durante a gravidez.

Depilação é proibida durante a gravidez

Mito! É possível, sim, continuar se depilando durante a gravidez. No entanto, ela deve ser feita com cautela: lembre-se que os pelos servem como uma barreira de proteção natural, por isso não exagere na retirada deles.

região íntima na gravidez

Como fazer a higiene íntima na gravidez corretamente?

Para fazer a higiene íntima de forma correta, a gestante deve lavar a região íntima de frente para trás, pois com o movimento contrário pode haver transporte de bactérias do ânus para a vagina. Outros cuidados incluem:

  • Evitar o uso de produtos irritantes como absorventes diários, desodorantes ou lenços umedecidos;
  • Usar papel higiênico branco, sem perfumes;
  • Lavar as mãos antes e após ir ao banheiro;
  • Usar calcinhas de algodão próprias para grávidas e roupas largas;
  • Evitar ficar com o biquíni molhado por muito tempo.

gravidez no verão

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Qual a melhor posição para grávida dormir?

Qual é a importância da vitamina A na gravidez?

Prisão de ventre na gravidez: o que fazer?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário