HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarRepelente para gestante: veja qual usar
repelente para gestante

Repelente para gestante: veja qual usar

Quando o teste dá positivo, o coração bate a mil e a preocupação só aumenta. São inúmeras as dúvidas e nessa época do ano a pergunta que mais surge é: existe repelente para gestante? A resposta é sim! Entrevistamos o ginecologista e obstetra Dr. Rodrigo da Rosa Filho e separamos algumas dicas para você desfrutar de uma gestação segura. Vamos conferir?

Repelente para gestante: todas as marcas são seguras!

Geralmente, mamães de primeira viagem sentem receio em utilizar repelentes durante a gravidez por ser uma substância química, mas esse é o método de proteção mais eficaz contra os insetos. O Dr. Rodrigo nos conta que a principal recomendação médica é abusar do repelente para gestante, sem se esquecer de conferir a procedência e se ele tem o certificado da ANVISA. “Todas as marcas são seguras, porém o produto deve ser reaplicado de seis a oito vezes ao dia, sempre depois do hidratante, filtro solar ou maquiagem”, afirma.

▷ Vacina contra febre amarela nas grávidas: pode ou não pode?

Os repelentes à base de icaridina são ainda mais indicados, diz o obstetra, já que possuem efeito prolongado e diminuem a frequência da aplicação, que deverá acontecer somente quatro vezes ao dia. O Dr. Rodrigo ainda adverte que repelentes naturais, como os feitos à base de citronela e óleo de cravo, podem não ser uma boa escolha. “Eles não possuem comprovação de eficácia nem a aprovação pela Anvisa, logo, representam riscos para qualquer indivíduo”, alerta o médico.

repelente para gestante

Entenda o que é Icaridina

O nome pode até assustar, mas a icaridina é super do bem! Derivada da pimenta, ela é a substância mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando o assunto é proteção contra mosquitos e insetos. Graças a sua baixa toxicidade em relação a outras substâncias, a Icaridina pode ser utilizada em uma concentração que garante a proteção prolongada, chegando até 10 horas, sendo uma ótima opção de repelente para gestante.

E na hora de dormir, também pode? Deve!

O Dr. Rodrigo explica que nessas horas o repelente deve ser aplicado somente nas áreas expostas e sobre as roupas, após o hidratante e com certos cuidados. “Não use o produto na pele irritada ou infeccionada e evite passar nas áreas próximas aos olhos, boca, narinas e genitais”.

Para se sentir mais protegida, o obstetra sugere a instalação dos repelentes de tomada no quarto da mamãe, que deverá seguir as recomendações médicas. “O ambiente deve estar bem ventilado e o repelente não deve ser colocado muito perto do berço do neném”, diz o obstetra. A maneira mais fácil de manter a circulação livre do ar é deixar a porta aberta, refrescando todo o ambiente.

▷ Como proteger os bebês das picadas de insetos no verão?

Segundo o Dr. Rodrigo, o ressecamento das vias aéreas, consequência do uso do repelente de tomada, podem ser minimizados somente com uma bacia de água no quarto. Mas, cuidado! É preciso ficar atenta ao colocar a bacia no cômodo, principalmente se você tiver crianças em casa. Neste caso, recomenda-se deixá-las em algum local alto, onde os pequenos não conseguem alcançar.

repelente para gestante

 

Curiosidade: grávidas são o maior alvo dos insetos

Todo cuidado é pouco durante a gestação, afinal, as grávidas são o maior alvo de mosquitos e insetos. E a ciência explica o porquê: os insetos identificam seu alimento, ou seja, nosso sangue, pelo seu senso de orientação. Essa ‘intuição’ se baseia na temperatura do nosso corpo, emitida pelo suor e respiração, através de emissão do dióxido de carbono quando expiramos o ar.

No período de gestação, as mulheres sofrem uma leve alteração na temperatura corpórea e se tornam mais “quentes”, permitindo que os insetos as identifiquem com facilidade. E mais: ao final da gravidez, as gestantes exalam cerca de 21% mais dióxido de carbono do que as outras pessoas, um verdadeiro convite aos insetos.

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Grávida no Carnaval? Veja cuidados para curtir a folia

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Grávidas são o maior alvo dos insetos. Entenda o por quê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.