HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarRisco de pré-eclâmpsia aumenta no inverno
gestante aferiando a pressao

Risco de pré-eclâmpsia aumenta no inverno

Você sabia que durante o inverno a chance da gestante ter pré-eclâmpsia aumenta? Essa doença eleva a pressão arterial durante a gestação e pode trazer danos à mãe e ao bebê. Atualmente, entre 5 e 7% das grávidas brasileiras têm hipertensão gestacional, sendo mais corriqueira em gravidez múltipla e também entre mulheres que engravidam após os 40 anos.

A incidência de pré-eclâmpsia é maior no inverno pois épocas mais frias facilitam a redução do diâmetro dos vasos sanguíneos e, consequentemente, o aumento da pressão arterial. Normalmente, na maior parte dos casos, essa complicação surge após a vigésima semana de gestação.

Se você está grávida e está sentindo inchaço nas mãos e no rosto, dor de cabeça, visão turva, dor de estomago, urina com muita espuma e ganhou peso de forma repentina, procure orientação médica. Esses são os sintomas da pré-eclâmpsia.

Quando não é tratada adequadamente a pré-eclâmpsia pode culminar na própria eclâmpsia e colocar a vida da mãe e do bebê em risco. A eclâmpsia é caracterizada pela pressão muito alta e pode ser acompanhada por sintomas graves, como convulsões e inchaço em todo o corpo.

Para tentar controlar a pré-eclâmpsia sem o uso de medicamentos é preciso ficar de olho na alimentação e na balança. É importante seguir uma dieta rica em ácido fólico e pobre em sal, que é o gatilho para a elevação da pressão. Caso a pressão continue subindo, entre em contato com o seu médico e ele dirá qual a melhor forma de prosseguir.

Para evitar ou controlar todos os possíveis problemas que podem surgir durante a gravidez, é extremamente importante que a gestante seja acompanhada por um médico durante toda a gestação. Quando a grávida realiza o pré-natal corretamente, ela consegue identificar com mais rapidez todas as alterações que acontecem com ela e com o bebê.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.