HomeGravidezSalário-maternidade agora cai automaticamente pelo INSS
salário-maternidade

Salário-maternidade agora cai automaticamente pelo INSS

As leis mudaram e receber o salário-maternidade ficou mais simples! Agora, as novas mamães com carteira registrada receberão o benefício automaticamente pelo INSS, sem precisar se deslocar aos postos físicos da unidade. A ação visa agilizar o recebimento do salário-maternidade, otimizando a rotina agitada das mães.

salário-maternidade

Conheça os direitos da gestante no trabalho

A medida foi anunciada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no fim de janeiro, mas só passou a valer desde o dia 5 de fevereiro. O Ficar Grávida pesquisou sobre a nova mudança e deixou tudo bem explicadinho para você ficar por dentro do esquema. Entenda:

Salário-maternidade: como receber?

Lembra como era antes da mudança? As trabalhadoras precisavam solicitar o salário-maternidade pessoalmente, se deslocando até a unidade física da unidade.

Agora, os registros dos cartórios já serão integrados ao banco de dados do INSS! Ou seja, quando o bebê é registrado, em até 48 horas, o sistema já confere se a mãe está apta a receber o benefício.

Reforma trabalhista para mães, pais, gestantes e lactantes

Depois desse período, basta ligar no telefone 135 (central de atendimento) ou acessar o site do INSS para checar se o pedido já foi encaminhado. Lembre-se também de atualizar os seus dados de cadastros! Você pode fazer alterações cadastrais direto no site do INSS.

salário-maternidade

A Central de Atendimento 135 funciona das 7 às 22 horas, de segunda-feira a sábado. A ligação é gratuita quando efetuada de telefones fixos.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

10 motivos para amar estar grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Benefícios do sexo na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • E para as gestantes que trabalham com carteira assinada como funciona? Antes a empresa pagava o salário é depois era reembolsada, como funciona agora? O INSS é informado automaticamente e deposita o dinheiro em q conta?

    16 de fevereiro de 2018
  • Boa noite queria tira uma dúvida.Fiquei registrada 4 meses e sai da empresa grávida.Sera que eu tenho direito ao salario maternidade.

    16 de fevereiro de 2018
  • Trabalhei com carteira assinada por nove meses, depois que sai descobri que estava grávida! Tenho direito a salário maternidade? Se eu tiver direito com Quanto tempo demora para ser liberado o dinheiro ? Qual banco entra o dinheiro?

    1 de agosto de 2018