Sangramento na gravidez: Saiba quando se preocupar
Só de pensar em sangramento na gravidez, as gestantes já estremecem! Apesar de ser um sintoma que inspira preocupação, nem sempre ele está ligado a problemas com o bebê.
Importante: Se você está grávida e apresentou sangramento, independente da intensidade e dos sintomas associados, a medida mais segura é buscar atendimento médico.
Quando pode acontecer sangramento na gravidez?
Uma das fases que é normal aparecer sangramento na gravidez é o início da gestação, quando muita gente nem desconfia que está grávida e confundem o sintoma com menstruação.
Esse sangramento leve é a nidação, nome que se dá à implantação do embrião no útero, que pode romper algum vaso sanguíneo. Mas o fluxo é bem pequeno, nada abundante.
Descolamento do saco gestacional
Já o descolamento do saco gestacional é um problema que exige atenção e pode causar sangramento na gravidez de forma grave. Caracterizado por um sangue escuro, parecido com borra de café, em pequena quantidade, esse sangramento pode durar vários dias, sem aparecimento de cólica.
A gestante deve buscar orientação médica com urgência, para que o especialista indique a melhor abordagem de tratamento que pode exigir repouso. Foi o que aconteceu com a apresentadora Sabrina Sato. Veja aqui!
Gravidez ectópica
Na gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se instala fora do útero – o lugar mais comum é as tubas uterinas. A condição causa dor e sangramento na gravidez, que não poderá seguir adiante. Leia mais sobre o assunto aqui!
Aborto
O sangramento de aborto é bastante intenso, bem vermelho e com presença de coágulos. A gestante também pode apresentar fortes cólicas.
Infecções
A clamídia e outras doenças sexualmente transmissíveis podem causar sangramentos na gravidez. É fundamental que a gestante busque tratamento, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Sangramentos a partir do 3º mês
Após o primeiro trimestre, os sangramentos não são comuns e podem ser sinal de algum problema, como o descolamento de placenta e placenta prévia. Falamos sobre outros problemas na placenta aqui!
Relações sexuais
Durante o segundo e terceiro semestre de gestação, o colo do útero está mais inchado devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Com a área mais sensível, a intensidade das relações sexuais podem causar pequenos escapes.
No terceiro trimestre
Nos meses finais da gestação, o aparecimento de sangramentos na gravidez podem acontecer em função de problemas como o descolamento prematuro da placenta. Abundante, o sangue vem acompanhado de fortes cólicas e contrações. A mulher deve buscar socorro médico com urgência!
Trabalho de parto prematuro
Um dos sintomas do trabalho de parto prematuro é o sangramento na gravidez, que pode ser acompanhado por cólicas ou contrações, diarreia, pressão pélvica ou dor nas costas antes de 37 semanas.
Perda do tampão mucoso
Nos últimos dias que antecedem o parto, algumas mulheres podem perder o tampão mucoso, secreção gelatinosa que pode vir acompanhada de sangue.
É necessário que a gestante busque atendimento médico em caso de qualquer sangramento, para que o profissional faça um diagnóstico correto.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Depilação na gravidez: tire as principais dúvidas
Fisioterapia pélvica traz benefícios na gravidez e pós-parto
Por que as grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo?