HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarPor que é importante cuidar da saúde bucal na gravidez?
saúde bucal na gravidez

Por que é importante cuidar da saúde bucal na gravidez?

Você já ouviu falar que problemas na gengiva podem causar um parto prematuro? Esse é apenas um dos motivos da importância de cuidar da saúde bucal na gravidez.

Além de manter a higiene bucal em dia e cumprir à risca o pré-natal, as gestantes também devem incluir em sua rotina visitas periódicas ao odontologista, que vai fazer um acompanhamento especial com a futura mamãe.

saúde bucal na gravidez

Saúde bucal na gravidez

Para garantir a saúde bucal na gravidez e prevenir qualquer problema que possa colocar em risco o desenvolvimento do bebê, as gestantes devem ir ao dentista a cada três meses. E a primeira visita deve ser antes mesmo de engravidar, para o profissional identificar qualquer doença que exija um tratamento imediato.

Entenda algumas questões relacionadas à saúde bucal na gravidez:

Cálcio e o desenvolvimento do bebê

Um dos minerais mais importantes para os dentes é o cálcio, que também atua na formação dos ossos, coração, nervos e músculos. Apesar da crença popular afirmar que o “bebê ‘rouba’ o cálcio da mãe”, isso não é verdade.

A gestante que mantém uma dieta balanceada, com alimentos como leite, queijo, tofu, espinafre, iogurte, grão de bico e couve, por exemplo, já garante quantidades adequadas de cálcio para ela e o bebê.

Gravidez favorece o surgimento de cáries?

Sim! As alterações hormonais e a diminuição da saliva geram um ambiente mais ácido na boca, também favorecido por uma dieta mais calórica. Isso pode desencadear cáries, que são perigosas na gestação. As bactérias podem ser levadas para o sistema circulatório e chegar a placenta, promovendo perda de peso do feto e partos prematuros.

Grávidas podem fazer radiografia na boca?

Sim! Mas só se for extremamente necessário. Nos exames odontológicos, os níveis de radiação são baixos. Mas, mesmo assim, as gestantes devem utilizar coletes protetores.

E a anestesia? Também é liberada?

Sim, mas não é complemente indicada. Na odontologia, a anestesia não contém substância que comprimem os vasos sanguíneos, mas ainda sim é uma medicação. O ideal é que a grávida só tenha contato com qualquer tipo de medicamento em casos de emergência, pois a substância pode chegar à placenta.

saúde bucal na gravidez

Grávidas têm predisposição para ter gengivite? Quais os riscos?

Sim, a gengivite é um dos principais problemas para a saúde bucal na gravidez. As variações hormonais promovem uma dilatação dos vasos sanguíneos, causando a doença.

E o problema pode favorecer o parto prematuro, já que a inflamação nas gengivas libera citocinas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto. Além disso, as bactérias podem chegar ao feto através do sistema circulatório materno.

Então, todo cuidado é pouco. Cuide da sua saúde bucal na gravidez!


Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

Depilação na gravidez: tire as principais dúvidas

Fisioterapia pélvica traz benefícios na gravidez e pós-parto

Tingir cabelo na gravidez exige cautela

Acupuntura na gravidez traz diversos benefícios

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário