Segundo filho: 5 dicas de como agir com o ciúme do seu primogênito. A dica 2 é infalível.
A chegada do segundo filho é algo marcante para toda a família, mas, tem um membro nela que tende a sentir um pouco essa notícia: o primogênito.
A sensação de ‘perder’ o posto de filho único pesa para algumas crianças que respondem com mudanças de comportamento, muitas vezes, um tanto quanto desagradáveis para os pais que acabam não sabendo lidar muito com a situação.
Especialistas ressaltam que é muito importante tratar o cenário com cuidado e saber lidar com essa situação para que ela se torne, de fato, passageira.
Do contrário, os reflexos podem ser mais duradouros do que o esperado e, fatalmente, prejudicial para a relação de toda a família.
Birras para chamar a atenção, mudança de comportamento e rendimento na escola, desobediência, respostas mal criadas, enfim, os efeitos do ciúme em uma criança não é fácil.
Quando aliado a sentimentos, obviamente, equivocados, como os de perda, substituição etc, fica ainda pior.
Dentro deste cenário, especialistas em comportamento infantil dão dicas de como lidar com essa situação de maneira saudável e assertiva, fazendo deste momento mais um desafio a ser superado com sucesso. por mamães e papais a espera de mais um filho.
Dica 1 – Insira o filho mais velho nos preparativos da chegada do caçula
É importante que o promovido a irmão mais velho ainda se sinta parte importante da família e inserindo ele em todos os preparativos para a chegada do caçula é uma excelente forma de minimizar o ciúme.
Peça ajuda na escolha do nome do irmão, na decoração do quartinho do bebê, se forem dividir o mesmo quarto, então.
Peça que ele lhe ajude a escolher a cores, os objetos e tudo mais. Assim, ele se sentirá importante e cheio de responsabilidades bacanas com relação ao irmão.
Dica 2 – Leve ele nas consultas do pré-natal
A ultrassom é um exame muito bacana e a oportunidade do mais velho ir conhecendo melhor o seu irmãozinho.
Dependendo da idade do primogênito, a ideia de dizer que eles se parecem, que o irmãozinho ficou feliz em vê-lo por lá, que mexeu pra ele etc., é muito carinhosa e dá super certo.
O irmão mais velho se enche de orgulho deste poder junto ao caçula. Ah, e as mamães e papais se derretem de amor.
Dica 3 – Dê muita atenção para ele
A mudança de comportamento para chamar atenção é natural, mas, quando a criança recebe a mesma atenção de sempre ou uma dose a mais, a tendência é que isso ocorra menos.
Seu bebê a caminho irá exigir bastante de vocês quando nascer, agora, é hora de focar e inserir o irmão mais velho neste processo de forma sadia. Dê total atenção a ele!
Dica 4 – Quando o bebê nascer, peça ajuda para o filho mais velho
A ideia de pedir ajuda para o mais velho nos cuidados com o irmão caçula segue a linha da dica número 1, que é inserir o mais velho na nova rotina da família fazendo com ele se sinta tão importante quanto já era.
Escolher uma roupinha, o sapatinho, pegar um item ou outro ou até mesmo um beijo e um abraço, fazem com ele se sinta responsável e importante para a vida e os cuidados do irmão.
Dica 5 – Diga frases de carinho e que estimule essa amizade
– Seu irmão está feliz em te ter por perto, fique perto da gente;
– Ele sorriu pra você;
– Ele é muito parecido com você quando tinha essa idade;
– Você vai ensinar tudo pra ele.
– Fique aqui com a gente.
São frases que transmitem ao irmão mais velho segurança, sentimento de pertencimento, de que amor e carinho continuam os mesmos. É uma forma de empoderar a criança.
Vale ressaltar que todas estas iniciativas devem ser ou parecer naturais. A resposta para todas elas, ou seja, a reação e o comportamento da criança encarados de forma madura, caso não estejam dentro do esperado pelos pais.
Força a criança a ajudar, estar por perto ou escolher algo é um equívoco que pode piorar as coisas.
Seja paciente e encontre para encontrar a melhor forma de amenizar este ciúme que tende a ser passageiro.
Você já passou por isso? Que outras dicas pode dar as mamães? Comente com a gente.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Como sobreviver aos palpiteiros da maternidade