Sexo na gravidez: tire suas dúvidas
O sexo na gravidez é um tabu para muitos casais, mas não precisa ser assim. A gestante pode ter uma vida sexual ativa até a última semana de gestação, sem problemas. Só há contra-indicações em casos de gestação de risco ou outro motivo – com recomendação médica – que impeça as relações sexuais.
Posso fazer sexo grávida?
Sim, você pode manter sua rotina sexual durante a gravidez normalmente. Converse com o seu médico, se isso a deixar mais tranquila. Normalmente os especialistas contraindicam a prática sexual em caso de gestações com problemas como placenta prévia, sangramentos, descolamento de placenta, perda de líquido ou risco de aborto e parto prematuro.
Tenho que usar preservativo?
É aconselhável, principalmente para se proteger de doenças relativamente novas e que podem apresentar risco à gestante, como a zika. Também é importante minimizar totalmente as chances de você ser contaminada com qualquer doença sexualmente transmissível, que podem afetar seriamente o bebê.
Sexo na gravidez prejudica o bebê?
Não, a relação sexual não prejudica o bebê. Ele está protegido no útero e um espesso tampão fecha o colo, impedindo que qualquer infecção o atinja. O saco amniótico e os músculos do útero também o protegem.
Caso você sinta ele mais agitado durante o sexo é em função do aumento das batidas do seu coração, que atingem seu pico com o orgasmo. Mas ele não está sentindo nenhum tipo de dor.
Se eu sentir dor devo parar?
Sim, isso vale para qualquer atividade que você fizer durante a gravidez, incluindo o sexo. Interrompa a relação em caso de sangramentos, dores abdominais ou cólicas.
O sexo fica melhor na gravidez?
Para muitas mulheres sim, para outras nem tanto. Isso é muito pessoal. Mas o fato é que há aumento no fluxo sanguíneo na região da pelve, que faz os órgãos genitais ficarem mais irrigados. Isso aumenta a sensibilidade da mulher, facilitando o orgasmo.
15 mitos e verdades da gravidez
Algumas mulheres podem sentir mais incômodos, principalmente nos seios que ficam doloridos ao toque. É preciso conversar com o parceiro e avisá-lo do que é desconfortável nesta fase.
Não sinto vontade. É normal?
Sim, não se preocupe que é normal. Algumas mulheres realmente ficam com a libido mais baixa em alguns períodos, principalmente no início (com o cansaço e enjoos) e no final (quando a barriga pesa muito e fica difícil achar uma posição). O segundo trimestre costuma ser o mais propício para uma rotina sexual mais ativa.
Ele tem medo de machucar o bebê. E agora?
Essa situação é mais comum do que a maioria pensa. Converse com o seu parceiro e explique que o bebê está protegido. Uma dica é levantar a questão no consultório médico. Assim ele terá chance de tirar todas as dúvidas sobre sexo na gravidez.
Posso fazer sexo oral?
Sim, mas é preciso se proteger do contato com o sêmen (para evitar o risco de contaminação com doenças como zika e sífilis) e ter certeza que o parceiro não possui herpes. Mesmo que ele não esteja com sintomas aparentes, caso ele já tenha tido no passado o ideal é que o casal não arrisque.
Sexo na gravidez: há uma posição ideal?
Sim, aquela que for mais confortável para você. Suas preferências irão mudar conforme a barriga crescer e é uma ótima oportunidade para vocês liberarem a criatividade. Mas nada de exagerar! Evite posições que possibilitem tombos hein?
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Pilates na gravidez: conheça os benefícios
Conheça os exames de pré-natal