HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarSexo na gravidez: tire suas dúvidas
sexo na gravidez

Sexo na gravidez: tire suas dúvidas

O sexo na gravidez é um tabu para muitos casais, mas não precisa ser assim. A gestante pode ter uma vida sexual ativa até a última semana de gestação, sem problemas. Só há contra-indicações em casos de gestação de risco ou outro motivo – com recomendação médica – que impeça as relações sexuais.

Posso fazer sexo grávida?

Sim, você pode manter sua rotina sexual durante a gravidez normalmente. Converse com o seu médico, se isso a deixar mais tranquila. Normalmente os especialistas contraindicam a prática sexual em caso de gestações com problemas como placenta prévia, sangramentos, descolamento de placenta, perda de líquido ou risco de aborto e parto prematuro.

sexo na gravidez

 

Tenho que usar preservativo?

É aconselhável, principalmente para se proteger de doenças relativamente novas e que podem apresentar risco à gestante, como a zika. Também é importante minimizar totalmente as chances de você ser contaminada com qualquer doença sexualmente transmissível, que podem afetar seriamente o bebê.

Sexo na gravidez prejudica o bebê?

Não, a relação sexual não prejudica o bebê. Ele está protegido no útero e um espesso tampão fecha o colo, impedindo que qualquer infecção o atinja. O saco amniótico e os músculos do útero também o protegem.

Caso você sinta ele mais agitado durante o sexo é em função do aumento das batidas do seu coração, que atingem seu pico com o orgasmo. Mas ele não está sentindo nenhum tipo de dor.

Se eu sentir dor devo parar?

Sim, isso vale para qualquer atividade que você fizer durante a gravidez, incluindo o sexo. Interrompa a relação em caso de sangramentos, dores abdominais ou cólicas.

sexo na gravidez

 

O sexo fica melhor na gravidez?

Para muitas mulheres sim, para outras nem tanto. Isso é muito pessoal. Mas o fato é que há aumento no fluxo sanguíneo na região da pelve, que faz os órgãos genitais ficarem mais irrigados. Isso aumenta a sensibilidade da mulher, facilitando o orgasmo.

15 mitos e verdades da gravidez

Algumas mulheres podem sentir mais incômodos, principalmente nos seios que ficam doloridos ao toque. É preciso conversar com o parceiro e avisá-lo do que é desconfortável nesta fase.

Não sinto vontade. É normal?

Sim, não se preocupe que é normal. Algumas mulheres realmente ficam com a libido mais baixa em alguns períodos, principalmente no início (com o cansaço e enjoos) e no final (quando a barriga pesa muito e fica difícil achar uma posição). O segundo trimestre costuma ser o mais propício para uma rotina sexual mais ativa.

Ele tem medo de machucar o bebê. E agora?

Essa situação é mais comum do que a maioria pensa. Converse com o seu parceiro e explique que o bebê está protegido. Uma dica é levantar a questão no consultório médico. Assim ele terá chance de tirar todas as dúvidas sobre sexo na gravidez.

Posso fazer sexo oral?

Sim, mas é preciso se proteger do contato com o sêmen (para evitar o risco de contaminação com doenças como zika e sífilis) e ter certeza que o parceiro não possui herpes. Mesmo que ele não esteja com sintomas aparentes, caso ele já tenha tido no passado o ideal é que o casal não arrisque.

sexo na gravidez

 

Sexo na gravidez: há uma posição ideal?

Sim, aquela que for mais confortável para você. Suas preferências irão mudar conforme a barriga crescer e é uma ótima oportunidade para vocês liberarem a criatividade. Mas nada de exagerar! Evite posições que possibilitem tombos hein?

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Conheça os exames de pré-natal

Ensaio gestante na praia: ideias para te inspirar

Descolamento de placenta: entenda o problema

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.