HomeGravidezExamesSíndrome do Olho Seco é comum na gravidez
síndrome do olho seco

Síndrome do Olho Seco é comum na gravidez

Durante a gravidez, a mulher passa por diversas alterações metabólicas e hormonais que podem impactar em sua saúde ocular. Uma das condições mais frequentes entre as gestantes é a Síndrome do Olho Seco, que acontece quando há diminuição na produção de lágrima ou aumento na sua evaporação.

Entre os sintomas, a gestante pode apresentar olhos vermelhos e irritados, coceira, ardência, sensação de areia, visão borrada, sensibilidade à luz e desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar no computador. “A Síndrome do Olho Seco afeta bastante as grávidas por causa da alta de alterações hormonais no período. O tempo seco, uso contínuo de telas (computador, tablet e celular) e exposição prolongada ao ar condicionado também contribuem para a piora dos sintomas”, explicou a Dra. Erika Silvino, especialista em oftalmologia da UNILASER Santos.

 

Como amenizar os sintomas da Síndrome do Olho Seco?

A Síndrome do olho seco vai e volta em algumas grávidas, mas pode atrapalhar bastante a vida de algumas. Quem usa lentes de contato, por exemplo, tende a sentir mais os efeitos. Para amenizar o incômodo, evite ambientes com ar condicionado, faça pausas frequentes caso trabalhe com computador e mantenha o ar úmido, com umidificadores ou até um balde com água ou toalha úmida no local.

Mas é fundamental consultar um oftalmologista. “Os colírios lubrificantes, também conhecidos como lágrimas artificiais, ajudam a amenizar os sintomas e melhoram a qualidade de vida da gestante. Mas é importante lembrar que é uma medicação. Somente um especialista poderá indicar um colírio que não comprometa a saúde da mãe do bebê. Alguns contém vasoconstritor, que não podem ser utilizados por grávidas”, recomendou a Dra. Erika.

 

Entrevista com:

Dra. Erika Silvino

Especialista em oftalmologia da UNILASER Santos

CRM: 83366-SP

síndrome do olho seco

Os colírios lubrificantes, também conhecidos como lágrimas artificiais, ajudam a amenizar os sintomas da síndrome do olho seco

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Conheça os exames de pré-natal

A importância da ecografia

Cuidados com o cabelo na gravidez

Aprenda a turbinar o cérebro do bebê ainda na barriga!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.