Sintomas de Gravidez: saiba quando cada um deles acontecem
Ficar grávida é o desejo de muitas mulheres, mas identificar os sintomas de gravidez é algo que algumas delas demonstram dificuldades. Para entender as mudanças que ocorrem no corpo de uma mulher que se tornará mamãe, reunimos informações importantes.
Entenda o que cada uma delas significam e quando acontecem. Vale destacar que é fundamental o auxílio médico para compreender como amenizar essa nova condição física.
Sintomas de gravidez nos primeiros 7 dias
Corrimento vaginal cor-de-rosa
Quando o espermatozoide fecunda o óvulo pode haver um leve corrimento cor-de-rosa. Vestígios de sangue podem ser notados devido a entrada do espermatozoide no óvulo e seu deslocamento no útero.
Cólica e inchaço abdominal
O óvulo fecundado acaba resultando em cólica e inchaço abdominal. Isso ocorre porque há um aumento do fluxo sanguíneo na região da pélvis. Os hormônios femininos agem para preservar o embrião, o que pode causar cólica.
Sintomas de gravidez nas primeiras 2 semanas
Mamas sensíveis e inchadas
A mulher é preparada para a amamentação desde o início da gravidez e por conta da produção do leite materno, os seios aumentam progressivamente de tamanho. Esse aumento também causa o aumento do fluxo sanguíneo na região, tornando a sensibilidade ainda mais significativa.
Cansaço fácil
Durante a gravidez o metabolismo da mulher sofre alterações pelo fato de que parte da sua energia é destinada para o desenvolvimento do bebê. É normal se cansar com facilidade e querer dormir por mais tempo.
Aversão a cheiros fortes
O olfato das grávidas ficam super sensíveis. Cheiros mais fortes como de gasolina, cigarro e produtos de limpeza podem causar enjoo e até vômitos em algumas gestantes. Alterações no paladar também podem ocorrer, tornando determinados alimentos mais enjoativos.
Variações de humor
Estar grávida causa um turbilhão de emoções em muitas mulheres. Alegria, ansiedade e medo são alguns dos sentimentos que podem aflorar em um curto espaço de tempo. Situações simples no dia a dia podem se tornar algo que incomode uma gestante a ponto de faze-lá chorar, por exemplo.
Sintomas de gravidez após 1 mês
Enjoos, vômitos e salivação
Os enjoos podem ser frequentes, eles surgem a partir da sexta semana e podem acontecer até o fim da gestação. Eles são frequentes pela manhã e muitas vezes essas náuseas não resultam em vômito. O excesso de salivação também é um dos sintomas de gravidez mais frequentes.
Espinhas e pele oleosa
As alterações hormonais causam alguns “efeitos colaterais” durante a gestação. É possível perceber o surgimento de espinhas e a pele mais oleosa. Produtos de limpeza de pele só devem ser utilizados com a autorização do médico.
Tonturas, sono e dor de cabeça
Durante a gravidez é comum que a pressão arterial baixe devido a redução dos níveis de glicose e da má alimentação causada pelos enjoos e vômitos. As dores de cabeça são comuns devido as alterações hormonais. Na vigésima semana de gestação, esses sintomas na maioria das vezes desaparecem.
Aumento da vontade para urinar
Durante a gravidez os músculos da bexiga ficam mais relaxados. Isso explica a vontade constante de ir ao banheiro urinar. A produção elevada do hormônio progesterona é o causador dessa situação nada confortável para as mamães gestantes.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Frutas para Bebês: quais os benefícios e como oferecê-las?
Primeira Infância: Entenda como lidar com os desafios dessa fase