HomeGravidezSoluço na gravidez: por que é tão comum?
soluços na gravidez

Soluço na gravidez: por que é tão comum?

Se você está esperando um bebê, já deve ter percebido que o soluço na gravidez é algo um pouco mais frequente do que o comum, não é? 

Essa contração no diafragma pode acontecer por alguns fatores como o aumento do oxigênio no organismo na futura mamãe, que cresce entre 30% e 40%. Embora sejam um pouco incômodos, os soluços não indicam nenhum problema no corpo da mulher.

gosto amargo na boca na gravidez

Por que ocorre o soluço na gravidez?

Existem muitas razões pelas quais as mulheres grávidas experimentam episódios de soluços durante a gravidez. O principal é o excesso de oxigênio, como citamos acima. Esse aumento repentino na ingestão do gás causa uma sensação de falta de ar na mãe, que desencadeia os espasmos no diafragma.

Outro fator que influencia o aparecimento dos soluços é a posição do bebê. Caso ele esteja posicionado de forma a pressionar o diafragma da mãe, existem mais probabilidades de ter soluços do que aqueles que não tocam nesse músculo. 

Muitas vezes, uma tendência a comer ou beber rapidamente pode desencadear um episódio de soluços, razão pela qual os médicos aconselham que as mães comam de maneira calma e relaxada. 

Os soluços também podem estar relacionados a algum alimento que a grávida não estava acostumada a comer ou alguma situação de estresse. 

soluços na gravidez

Como lidar com o soluço na gravidez?

Por mais que o soluço passe de forma natural, você tentar algumas soluções. Veja:

  • Beber água: o gargarejo também pode ajudar;
  • Inalação profunda: respire fundo e segure pelo tempo que for possível para parar os espasmos. Essa técnica enche os pulmões e restringe o movimento do diafragma;
  • Limão e gengibre: acredita-se que chupar um pedaço de algo com sabor forte como limão ou gengibre pode cessar um episódio de soluço. 

beber água na gravidez

Quando consultar um médico?

Se você estiver tendo soluço na gravidez regularmente, ou uma série de soluços mais de três vezes por dia, consulte um médico. Embora os soluços sejam parte normal da gravidez, ocorrências frequentes em um dia podem ser sinal de outros problemas.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Soluço do bebê: é normal acontecer ainda dentro da barriga?!

Como fazer o bebê dormir no berço? Conheça as dicas mais famosas

Mitos e verdades sobre a região íntima na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário