HomeGravidezExamesStreptococcus B: Entenda a importância do exame
Streptococcus B

Streptococcus B: Entenda a importância do exame

Você já ouviu falar do Streptococcus B? Esse é o nome que se dá à bactéria existente no intestino e na vagina de muitas mulheres, que pode representar risco de complicações como meningite e pneumonia nos bebês após o parto normal.

Streptococcus B

Exame do cotonete

O Streptococcus B não causa sintomas e é inofensiva para a mulher. Para saber se tem a bactéria, a mulher deve fazer um exame conhecido como “exame do cotonete”, feito normalmente entre a 35ª e 37ª semana de gestação.

Durante o procedimento, o especialista passa um cotonete na vagina e na região do ânus da mulher. Após dois dias, o resultado já está disponível.

E se o exame de Streptococcus B der positivo?

Em caso de resultado positivo, a mulher será medicada durante o trabalho de parto com antibióticos, para minimizar as chances de transmissão da bactéria para o bebê. O índice de contaminação da bactéria para os bebês com a utilização de profilaxia é de 0,3 a 0,4 casos a cada mil nascidos vivos.

Dependendo do hospital ou maternidade, muitas vezes o procedimento padrão é tratar toda mulher que não tiver o exame. Em alguns casos, essa medida também acontece em caso de parto prematuro, independente se a mulher tiver feito ou não o exame do cotonete.

Streptococcus B

Importante!

O resultado positivo para Streptococcus B não é um motivo para o médico indicar o parto cesárea. O tratamento com antibióticos é eficaz para prevenir a transmissão da bactéria.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Conheça os exames de pré-natal

A importância da ecografia

Cuidados com o cabelo na gravidez

Você sabe o que é altura uterina?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário