HomeGravidezTomar a pílula na gravidez faz mal?
pílula na gravidez

Tomar a pílula na gravidez faz mal?

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais utilizados para evitar a gravidez. E com a vida corrida de hoje em dia, esquecimentos podem acontecer. E é nesta brecha que a ovulação acontece e, consequentemente, a gravidez também. Mas será que tomar a pílula na gravidez, pode causar algum problema para o bebê? E a pílula do dia seguinte? Hoje nosso post vai tirar todas essas dúvidas e explicar direitinho para não deixar dúvidas.

pílula na gravidez

 

Entenda se tomar a pílula na gravidez faz mal para o bebê

Toda pílula anticoncepcional é feita basicamente de hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos pelo organismo. Tanto a tradicional, com pausa, quanto a de uso contínuo possuem estrogênio ou progesterona. E ambas não fazem mal ao bebê se tomadas apenas por alguns dias no comecinho da gestação.

O problema de tomar a pílula na gravidez está na continuidade do uso do anticoncepcional por mais de 30 dias. Vale lembrar que, por não induzir a menstruação, não há o risco de aborto. Neste caso, ele pode causar problemas no desenvolvimento do bebê. Por isso, é extremamente importante, ao menor sinal de gravidez, fazer um teste e procurar o seu médico.

O uso do anticoncepcional pode afetar a formação cardíaca, nervosa e/ou dos órgãos sexuais – que se formam no segundo e terceiro mês -, principalmente nos meninos. Os hormônios femininos da pílula causam defeitos no trato urinário e pode acarretar até uma leucemia. Além dos riscos de nascimento prematuro e de baixo peso.

É muito importante perceber que o sexo do bebê não será afetado pelo uso da pílula na gravidez por conta dos hormônios femininos, pois esta determinação vem do espermatozoide do pai e já é decidido no momento da fecundação do óvulo. Em entrevista ao site Babycenter, o ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein explicou: “A formação (das partes sexuais) depende da genética e dos hormônios, e pode haver alterações se os hormônios estiverem desregulados”.

No caso da pílula do dia seguinte, pesquisas recentes comprovam que, caso a gravidez já esteja em andamento, ela não será capaz de interromper e nem de prejudicar o bebê.

E não esqueça! Conversar abertamente com seu médico é essencial independente da gravidez, assim você garante a sua boa saúde. E no caso do positivo aparecer, parabéns! Interrompa o uso do anticoncepcional e inicie seu pré-natal o quanto antes!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

As ideias mais criativas para anunciar a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.