HomeGravidezExamesEntenda o que é a Toxoplasmose e como evitar
toxoplasmose

Entenda o que é a Toxoplasmose e como evitar

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita chamado Toxoplasma Gondii. Ela é transmitida, principalmente, pela ingestão de carne crua ou mal passada, alimentos mal lavados e água contaminada, mas também pode ser adquirida pelas fezes de gatos infectados. Apesar de não causar uma infecção grave para a gestante, podendo, inclusive, passar despercebida, é extremamente perigosa para o bebê. Por este motivo, os exames de sangue rotineiros do pré-natal buscam saber se você é imune ou não ao parasita.

toxoplasmose

Os felinos são os únicos capazes de transmitir Toxoplasmose pelas fezes, por isso, evite o contato com gatos durante a gestação.

Para ficar tranquila, confira algumas informações sobre a Toxoplasmose

O exame para detectar a doença

O IgM e o IgG são exames que servem para detectar anticorpos de algumas doenças, inclusive a Toxoplasmose. IgM é o indicador da infecção aguda, surge nos primeiros dias e pode ficar elevada por meses após o contágio. IgG é o anticorpo que aparece para combater a doença, após seu aparecimento, pode permanecer positivo a vida toda.

Entenda os resultados

  • Ambos, IgM e IgG, negativos – você nunca entrou em contato com a doença e deve tomar cuidado.
  • Ambos, IgM e IgG, positivos – você teve esta doença recentemente, dentro de um intervalo de semanas ou meses.
  • IgM positivo e IgG negativo – você está infectada com Toxoplasmose, fique atenta às recomendações médicas.
  • IgM negativo e IgG positivo – você teve a doença faz muito tempo, meses ou anos atrás, e está imune ao parasita.

Não sou imune, o que fazer para evitar a doença?

  • Consuma água potável;
  • Lave bem frutas e verduras antes de comer, e não utilize a mesma tábua e faca de carnes;
  • Cozinhe bem todas as carnes que for consumir, e lave bem as mãos após manusear carne crua;
  • Se possível, mantenha a carne crua congelada por uma semana antes de consumir, pois o congelamento ajuda a matar os parasitas;
  • Se você tem gato e não tem ninguém para cuidar dele, use luvas e troque a areia da caixinha todos os dias, pois o parasita demora, no mínimo, 24 horas para transmitir a doença;
  • Não dê alimentos crus para seu gato, e não o deixe sair para a rua;
  • Se você gosta de jardinagem, utilize luvas ao manusear a terra, pois podem conter fezes de gato contaminadas;
  • Lave bem as mãos regularmente.

A toxoplasmose adquirida durante a gravidez pode causar inúmeros problemas ao bebê antes de nascer, tais quais aborto espontâneo, malformação do feto, parto prematuro, baixo peso ao nascer, ou até morte ao nascer.

O bebê que nasce com toxoplasmose congênita, nome que a doença ganha ao ser transmitida da mãe para o bebê, corre o risco de ter estrabismo (quando um dos olhos não segue na direção correta), inflamação nos olhos, talvez chegando a cegueira, hidrocefalia (presença de líquido dentro da cabeça), icterícia intensa (quando o bebê fica com a pele e os olhos amarelados), aumento do fígado, pneumonia, anemia, inflamação do coração, surdez, retardo mental ou convulsões.

Cuidados de higiene pessoal e em casa são primordiais para sua saúde. Agora que já aprendeu um pouco sobre a toxoplasmose, não esqueça de acompanhar corretamente seu pré-natal e de fazer todos os exames. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.

 

Leia mais:

– Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.