Trabalhar na gravidez aumenta risco de pré-eclâmpsia, diz estudo
Um estudo realizado pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia de uma universidade da Irlanda constatou que trabalhar na gravidez pode aumentar em até cinco vezes o risco de pré-eclâmpsia.
Segundo os pesquisadores, a principal causa do aumento da pressão nas gestantes que trabalham é o estresse provocado pelas pressões da profissão.
Estudo monitorou pressão arterial de gestantes
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores avaliaram 933 mulheres grávidas, na faixa dos 20 anos, que seguiram suas rotinas normais.
Elas foram divididas em três grupos:
1 – Gestantes que trabalharam durante a gravidez
2 – Gestantes que não trabalhavam antes de engravidar e permaneceram assim durante a gestação
3 – Gestantes que tinham um emprego, mas optaram por parar de trabalhar durante a gestação
Todas as mulheres foram acompanhadas entre a 18ª e a 24ª semana de gestação. Após monitorar as gestantes, os pesquisadores constataram as maiores leituras de pressão arterial no grupo 1, das mulheres que estavam trabalhando.
▷ Pressão alta na gravidez, um perigo a ser acompanhado de perto!
O estudo não identificou os segmentos de trabalho nas gestantes. “Ficamos surpresos com a associação, especialmente porque excluímos do levantamento as mulheres que apresentavam alto risco de pré-eclâmpsia”, disse o professor John Higgins, líder do estudo, ao jornal Daily Mail.
Mas fique tranquila: você não precisa parar de trabalhar na gravidez
Apesar do resultado, os próprios cientistas acreditam que faltam mais estudos para ter certeza se a causa do aumento da pressão arterial nas mulheres que fizeram parte da pesquisa foi somente o estresse no trabalho. Desta forma, nenhum grávida precisa se assustar e abandonar sua profissão.
Gravidez saudável envolve muitas questões
Além de evitar o estresse, as gestantes têm que manter uma rotina saudável para afastar o risco de pré-eclâmpsia, que pode acometer até mesmo mulheres que ficam em casa. Entre as orientações médicas, podemos citar o controle do ganho do peso, uma dieta equilibrada (evitando frituras, gorduras e alimentos com muito sódio) e a prática de atividade física, desde que com orientação médica.

Trabalhar na gravidez: mulher deve manter uma dieta saudável e evitar o estresse
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Risco de pré-eclâmpsia aumenta no inverno
10 coisas que você não deve dizer para uma grávida
10 motivos para amar estar grávida